quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia de trabalho... e no Brasil dia de feriado e pernas pro ar...

12 de outubro



Hoje iniciamos com a nossa programação. E que programação! Iniciamos os trabalhos às 9 horas e trabalhamos intensivamente até às 17.30, com uma hora de almoço.
No início do dia, todos os participantes se apresentaram e informaram em que fase se encontram quanto ao Projeto de Melhoria Contínua trabalhada na escola. Como somos pessoas oriundas de dois grupos diferentes, as fases nas quais nos encontramos também são muito diferentes. Foram informações valiosas que foram dadas pelos participantes. 







Prof. Sergio Garay, da Fundação Chile, nos apresentou o Modelo de Qualidade e suas aplicações no Chile, assim como a transferência deste modelo para o Brasil. Sem dúvida nenhuma, foi uma revisão importante referente ao primeiro módulo do qual o grupo II participou (e ao qual eu pertenço). Para os participantes do grupo III, foi uma oportunidade de conhecer o excelente e competente profissional que é Sergio Garay. 









                                  
                                         Prof. Mario Uribe, da Fundación Chile



Carolina Cuellar apresentou, com muita clareza, a Linha de Formação – Aplicação do Modelo de Qualidade em Processos Formativos.






A mim pessoalmente interessou muito a apresentação feita em relação ao projeto de Competências Profissionais na Educação no Chile, e a apresentadora, cuja nome infelizmente não está no programa de trabalho de hoje (e eu não anotei) foi muito hábil e muito competente na sua explanação. Foi um momento muito rico e imprescindível do dia de hoje. 





A manhã encerrou-se com a apresentação do Programa Melhor Escola. 




Também aqui não sei o nome do palestrante. Foi uma interessante apresentação, mas o fato de já termos ultrapassado o meio dia pesou. Estávamos todos cansados. 
Almoçamos na própria Fundación Chile, que tem belíssimas instalações. 









À tarde o consultor Enrique Jácome apresentou etapas do Modelo de Qualidade com suas fases de diagnóstico e desenho do Plano de Melhoramento. Ele foi brilhante. Todas as apresentações foram sem dúvida importante, mas esta atendeu particularmente minhas necessidades e permitiu a ampliação dos meus horizontes, além de uma compreensão mais acurada da próxima fase que encararei no trabalho de consultoria que estou desenvolvendo. 




Encerramos nossas atividades às 17h30. Um grupo foi ao shopping, outro grupo foi trocar dinheiro, e outro retornou ao hotel. 











Foi um dia muito intenso, que requer reposição de energias, sem dúvida nenhuma, para encararmos bem o dia de amanhã, que será um dia no qual conheceremos concretamente, o trabalho de duas escolas, uma em Santiago e a outra em Valparaíso. Certamente será mais um dia rico em aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário