quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nada melhor que uma convincente aprendizagem prática...

13 de outubro
8.30 foi nosso horário de encontro, mas saímos somente às 9.15 porque houve atraso de um dos integrantes do grupo. A irritação do grupo rapidamente se dissipou, e iniciamos todos nosso dia bem humorados e dispostos.





Nossa primeira visita a uma escola municipal ainda foi iniciada em Santiago. Fomos para a comuna San Joaquin, e lá visitamos a Escuela Municipal Frankfort.



A diretora nos recebeu no portão do colégio, com uma simpatia muito própria dela. Nos pareceu uma pessoa muito afetiva, simpática, bom astral, firme, resoluta e competente. Com muito orgulho, falou da escola, que estava para fechar e, com um projeto de melhoria da qualidade em gestão escolar deu a volta por cima. 


                              A diretora, Haydée Nostroza Diaz

Conseguiram implantar mudanças necessárias, conquistar os pais para a seriedade da escola e hoje ela é uma escola certificada.  O desafio foi muito grande.






De 200 alunos foram para 340. O trabalho foi sistemático, e a base do trabalho são as evidências. Os resultados do SIMCE melhoraram, e hoje já estão em primeiro lugar na comuna. As aulas vão das 8 da manhã até as 16.15, com algumas variações, dependendo do dia. Não existe ensino noturno.  Todas as escolas municipais do Chile tem período integral. Existe um plano de melhora com recursos adicionais por parte do governo, já implantado. 

Tobias Ribeiro, coordenador da Fundação L'Hermitage e secretário do Conselho Nacional de Certificação

O ensino é 100% gratuito.  O uniforme é pago pelos pais. Não há evasão escolar, e a repetição é menos de 10%. Há uma subvenção parecida com o bolsa família, mas quem recebe o dinheiro é a escola, que é administrado pela comuna. 73 dólares por cada aluno que vem à escola. 



 A escola tem uma assistente social, porque é uma escola com alunos vulneráveis. Não existe uma equipe administrativa propriamente dita. O que há é uma diretora, um diretor administrativo e uma coordenadora pedagógica. Não há secretária.  Através de um projeto de integração os alunos tem possibilidade de atendimento psicológico e fonoaudiológico externo. Cada aluno público custa ao governo 1700 reais. O dinheiro é administrado pela municipalidad (sustenedor). A diretora tem contato direto com a municipalidad. Este município apóia a escola. 








O primeiro trabalho foi atrair os pais para a escola. Há atividades para pais em todos os sábados.  O relacionamento com as famílias é muito intenso, e a intenção é que os pais construam uma relação de pertença e de cuidado com a escola.  A relação é pautada na afetividade. Envolver os pais, fazer a interação. São 12 salas de aula, com 22 professores. Em média os professores dão de 30 a 38 aulas semanais.  O salário inicial é de 800 dólares.  Há três escolas subvencionadas na comuna que competem com esta escola, que é pública. 







Para ser diretor tem que ter concurso e se assume por cinco anos. Depois, tem que fazer novo concurso. 



 Um organograma personalizado, uma idéia criativa...






Esta é a única escola que tem sala de literatura, ganha através de concurso e aberta à comunidade. 













Depois desta visita, seguimos para Vina Del Mar. Uma viagem tranqüila, com um guia realmente muito competente e simpático, cujo nome é Hugo.
Em Vina Del Mar fomos almoçar num restaurante à beira do Oceano Pacífico, com uma vista belíssima, e o restaurante todo é uma graça, com uma comida muito boa. 








O restaurante antigamente foi um castelo, construído por um holandês em 1755, se não me engano. É restaurante mais ou menos há 12 anos.  Foi um almoço bastante extenso, saímos do restaurante somente às 15.30.


































Seguimos para Valparaíso, onde visitamos a escola pública Liceu Técnico Municipal.






É o melhor colégio certificado, e tem menção especial em inovação. A apresentação foi profissional, como pode ser constatado nas fotos que se seguem.



Alunos do curso de alimentos prepararam o gostoso lanche.



Foi uma tarde muito rica e proveitosa, porque tivemos a oportunidade  de ver na prática como foi realizada a implantação do plano de melhoria. A escola impressiona pela sua seriedade e seu profissionalismo. Fez grandes avanços. 



 Equipe diretiva do Liceu.










Foi até difícil sair da escola mas, em torno das 19 horas, saímos e retornamos a Santiago. Seguindo a orientação do nosso coordenador, pretendo dormir cedo, pois amanhã participaremos de um seminário internacional, e a previsão é de um dia cansativo.

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