13 de outubro
8.30 foi nosso horário de
encontro, mas saímos somente às 9.15 porque houve atraso de um dos integrantes
do grupo. A irritação do grupo rapidamente se dissipou, e iniciamos todos nosso
dia bem humorados e dispostos.
Nossa primeira visita a uma
escola municipal ainda foi iniciada em Santiago. Fomos para a comuna San
Joaquin, e lá visitamos a Escuela Municipal Frankfort.
A diretora nos recebeu
no portão do colégio, com uma simpatia muito própria dela. Nos pareceu uma pessoa
muito afetiva, simpática, bom astral, firme, resoluta e competente. Com muito
orgulho, falou da escola, que estava para fechar e, com um projeto de melhoria
da qualidade em gestão escolar deu a volta por cima.
A diretora, Haydée Nostroza Diaz
Conseguiram implantar
mudanças necessárias, conquistar os pais para a seriedade da escola e hoje ela
é uma escola certificada. O desafio foi
muito grande.
De 200 alunos foram para 340. O trabalho foi sistemático, e a
base do trabalho são as evidências. Os resultados do SIMCE melhoraram, e hoje já
estão em primeiro lugar na comuna. As aulas vão das 8 da manhã até as 16.15,
com algumas variações, dependendo do dia. Não existe ensino noturno. Todas as escolas municipais do Chile tem
período integral. Existe um plano de melhora com recursos adicionais por parte
do governo, já implantado.
Tobias Ribeiro, coordenador da Fundação L'Hermitage e secretário do Conselho Nacional de Certificação
O ensino é 100% gratuito. O uniforme é pago pelos pais. Não há evasão
escolar, e a repetição é menos de 10%. Há uma subvenção parecida com o bolsa
família, mas quem recebe o dinheiro é a escola, que é administrado pela comuna.
73 dólares por cada aluno que vem à escola.
A escola tem uma assistente social, porque é uma escola com alunos vulneráveis. Não existe uma equipe administrativa propriamente dita. O que há é uma diretora, um diretor administrativo e uma coordenadora pedagógica. Não há secretária. Através de um projeto de integração os alunos tem possibilidade de atendimento psicológico e fonoaudiológico externo. Cada aluno público custa ao governo 1700 reais. O dinheiro é administrado pela municipalidad (sustenedor). A diretora tem contato direto com a municipalidad. Este município apóia a escola.
A escola tem uma assistente social, porque é uma escola com alunos vulneráveis. Não existe uma equipe administrativa propriamente dita. O que há é uma diretora, um diretor administrativo e uma coordenadora pedagógica. Não há secretária. Através de um projeto de integração os alunos tem possibilidade de atendimento psicológico e fonoaudiológico externo. Cada aluno público custa ao governo 1700 reais. O dinheiro é administrado pela municipalidad (sustenedor). A diretora tem contato direto com a municipalidad. Este município apóia a escola.
O primeiro trabalho foi atrair os
pais para a escola. Há atividades para pais em todos os sábados. O relacionamento com as famílias é muito
intenso, e a intenção é que os pais construam uma relação de pertença e de
cuidado com a escola. A relação é
pautada na afetividade. Envolver os pais, fazer a interação. São 12 salas de
aula, com 22 professores. Em média os professores dão de 30 a 38 aulas
semanais. O salário inicial é de 800
dólares. Há três escolas subvencionadas
na comuna que competem com esta escola, que é pública.
Para ser diretor tem que ter
concurso e se assume por cinco anos. Depois, tem que fazer novo concurso.
Um organograma personalizado, uma idéia criativa...
Depois desta visita, seguimos
para Vina Del Mar. Uma viagem tranqüila, com um guia realmente muito competente
e simpático, cujo nome é Hugo.
Em Vina Del Mar fomos almoçar num
restaurante à beira do Oceano Pacífico, com uma vista belíssima, e o
restaurante todo é uma graça, com uma comida muito boa.
O restaurante antigamente foi um castelo, construído por um holandês em 1755, se não me engano. É restaurante mais ou menos há 12 anos. Foi um almoço bastante extenso, saímos do restaurante somente às 15.30.
Seguimos para Valparaíso, onde visitamos a escola pública Liceu Técnico Municipal.
É o melhor colégio certificado, e tem menção especial em inovação. A apresentação foi profissional, como pode ser constatado nas fotos que se seguem.
Alunos do curso de alimentos prepararam o gostoso lanche.
Foi uma tarde muito rica e proveitosa, porque tivemos a oportunidade de ver na prática como foi realizada a implantação do plano de melhoria. A escola impressiona pela sua seriedade e seu profissionalismo. Fez grandes avanços.
O restaurante antigamente foi um castelo, construído por um holandês em 1755, se não me engano. É restaurante mais ou menos há 12 anos. Foi um almoço bastante extenso, saímos do restaurante somente às 15.30.
Seguimos para Valparaíso, onde visitamos a escola pública Liceu Técnico Municipal.
É o melhor colégio certificado, e tem menção especial em inovação. A apresentação foi profissional, como pode ser constatado nas fotos que se seguem.
Alunos do curso de alimentos prepararam o gostoso lanche.
Foi uma tarde muito rica e proveitosa, porque tivemos a oportunidade de ver na prática como foi realizada a implantação do plano de melhoria. A escola impressiona pela sua seriedade e seu profissionalismo. Fez grandes avanços.
Equipe diretiva do Liceu.
Foi até difícil sair da escola
mas, em torno das 19 horas, saímos e retornamos a Santiago. Seguindo a
orientação do nosso coordenador, pretendo dormir cedo, pois amanhã
participaremos de um seminário internacional, e a previsão é de um dia cansativo.
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