Para manter a mudança é necessário adaptar-se às mudanças, e ter uma proposta clara e concreta (por que existo, qual é o meu papel, o que quero). Troca de experiência. Melhorar a capacitação na escola, rotina do professor, do diretor. O diretor escolar deve ser um líder educativo. E a forma de desenvolver esta liderança é fundamental na evolução da escola. Os lideres das escolas que trabalham sozinhos não mudam nada que existe.
Liderança e desenvolvimento das capacidades na escola, conferência de Alma Harris
Algumas anotações:
Para que serve a liderança educativa?
Como transformamos as instituições e os sistemas educativas para assegurar o êxito de cada criança em cada contexto?
É necessário acreditar no potencial da criança. Isto faz diferença.
A colaboração estratégica com foco na construção de capital social e a confiança relacional dentre e fora das organizações é a chave para a melhora educativa e a transformação do sistema escolar.
A liderança tradicional e centralizada não cabe mais na sociedade atual. Liderança é influência.
Os poucos sistemas que mantem a melhora por longo tempo investem nos professores e na capacitação dos diretores.
As reformas não produzem efeitos duráveis porque são superficiais. Não há mudança de mente.
A única forma de melhorar os resultados é melhorar os processos de ensino-aprendizagem, para isso as escolas tem que encontrar formas de mudar o que acontece dentro das salas.
Por que as reformas falham: subestimam a implementação, é feita muito rápida, imposta, e não capacitam a liderança.
Para consolidar uma mudança sistemática é necessário :
Foco em poucas prioridades;
Base em dados sólidos;
Foco permanente no ensino na aprendizagem;
Desenvolvimento de infraestrutura docente;
Feedback claro;
Construção de capacidades de liderança a nível escolar, local e nacional.
O líder carismático e centralizador não beneficia a escola pois quando ele sai a escola involui. A liderança escolar incide de forma significativa nos resultados da educação. A qualificação, atitude do líder é a mesma em todos os contextos com resultados similares.
Liderança efetiva:
É a peça chave para um alto desempenho organizacional
A organização de sucesso tem uma liderança compartilhada ampla e bem desenhada;
Os lideres efetivos promovem e dirigem outros lideres;
A liderança efetiva não é da pessoa e sim da organização;
Para haver uma liderança eficaz é necessário criar um ambiente de confiança.
Dimensões de uma uma liderança escolar efetiva:
Estabelecimento de metas e expectativas;
Decisões estratégicas;
Planejamento e participação de desenvolvimento profissional docente.
A liderança compartilhada assegura inovação e mudanças positivas.
Liderança compartilhada:
Liderança ampla e compartilhada dentro dos limites da organização. Não significa que todos serão lideres, mas haverá um maior número de pessoas diretamente envolvida na liderança.
Almoço no mercado central
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