sábado, 27 de outubro de 2012

Conferência magistral. Seminário internacional com Alma Harris na PUC de Santiago do Chile

Quinta conferencia magistral Liderança educativa. Santiago do Chile.

 
Muitas vezes as escolas produzem mudanças mas não conseguem manter estas mudanças. Como manter a transformação – metanoia (Harald Beyer, ministro da educação). Mudança de mente, de cultura.

 

 

Para manter a mudança é necessário adaptar-se às mudanças, e ter uma proposta clara e concreta (por que existo, qual é o meu papel, o que quero). Troca de experiência. Melhorar a capacitação na escola, rotina do professor, do diretor. O diretor escolar deve ser um líder educativo. E a forma de desenvolver esta liderança é fundamental na evolução da escola. Os lideres das escolas que trabalham sozinhos não mudam nada que existe.

 

Liderança e desenvolvimento das capacidades na escola, conferência de Alma Harris

Algumas anotações:

Para que serve a liderança educativa?

Como transformamos as instituições e os sistemas educativas para assegurar o êxito de cada criança em cada contexto?

É necessário acreditar no potencial da criança. Isto faz diferença.

A colaboração estratégica com foco na construção de capital social e a confiança relacional dentre e fora das organizações é a chave para a melhora educativa e a transformação do sistema escolar.

A liderança tradicional e centralizada não cabe mais na sociedade atual. Liderança é influência.

Os poucos sistemas que mantem a melhora por longo tempo investem nos professores e na capacitação dos diretores.

As reformas não produzem efeitos duráveis porque são superficiais. Não há mudança de mente.

A única forma de melhorar os resultados é melhorar os processos de ensino-aprendizagem, para isso as escolas tem que encontrar formas de mudar o que acontece dentro das salas.

Por que as reformas falham: subestimam a implementação, é feita muito rápida, imposta, e não capacitam a liderança.

Para consolidar uma mudança sistemática é necessário :

Foco em poucas prioridades;

Base em dados sólidos;

Foco permanente no ensino na aprendizagem;

Desenvolvimento de infraestrutura docente;

Feedback claro;

Construção de capacidades de liderança a nível escolar, local e nacional.

O líder carismático e centralizador não beneficia a escola pois quando ele sai a escola involui. A liderança escolar incide de forma significativa nos resultados da educação. A qualificação, atitude do líder é a mesma em todos os contextos com resultados similares.

Liderança efetiva:

É a peça chave para um alto desempenho organizacional

A organização de sucesso tem uma liderança compartilhada ampla e bem desenhada;

Os lideres efetivos promovem e dirigem outros lideres;

A liderança efetiva não é da pessoa e sim da organização;

Para haver uma liderança eficaz é necessário criar um ambiente de confiança.

Dimensões de uma uma liderança escolar efetiva:

Estabelecimento de metas e expectativas;

Decisões estratégicas;

Planejamento e participação de desenvolvimento profissional docente.

 

A liderança compartilhada assegura inovação e mudanças positivas.

Liderança compartilhada:

Liderança ampla e compartilhada dentro dos limites da organização. Não significa que todos serão lideres, mas haverá um maior número de pessoas diretamente envolvida na liderança.

Almoço no mercado central

 

 

 

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