quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Crimeia? Já ouviu falar? Viagem à Crimeia

Antes de embarcar no avião da Turkish Air amanhã de manhã às 5:05, quero deixar algumas informações sobre a Crimeia como introdução à viagem.

A Reoublica Autônoma da Crimeia é uma península e uma república autônoma da Ucrânia situada na costa setentrional do Mar Negro.

A Crimeia faz fronteira com a região do Kherson ao norte, com o Mar Negro ao sul e ao oeste e com o Mar de Azov ao leste. Tem uma população de 2,1 milhões. Sua capital é Simferopol. Ela conecta-se ao resto da Ucrânia pelo istmo de Perekop, com uma largura entre 5 e 7 km.

A costa da Crimeia é repleta de baías e portos.

Durante os anos do poder soviético, as vilas e fachas da costa da Crimeia eram privilégio dos politicamente fiéis ao regime. Também encontram-se vinhedos e pomares na região. Inúmeros edifícios da família imperial russa embelezam a região, assim como pitorescos castelos gregos e medievais.

Os primeiros habitantes foram os Cimerianos, expulsos pelos Citas VII antes de Cristo. Neste mesmo século colonos gregos começaram a habitar a região. Durante os séculos seguintes a Crimeia foi invadida, atravessada ou ocupada sucessivamente pelos Godos, Hunos, Kazares, Bizantinos Gregos, pelos Kipchaks e pelos Mongóis. No século XIII os Genoveses destruíram ou tomaram as colônias na costa da Crimeia e fundaram prósperas cidades comerciais que existiram até a invasão dos Turcos Otomanos em 1475. Em 1783 toda a Crimeia foi anexada ao Império Russo.

A Guerra da Crimeia ocorreu entre 1854 - 1856.

A Crimeia foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial).

Durante a era soviética a Crimeia foi governada como parte da Republica Socialista Soviética até que em 1954 fosse transferida por Krutschev para a RSS Ucraniana como presente de comemoração do 300.aniversario da unificação da Rússia e a Ucrânia. Com o colapso da União Soviética, a Crimeia tornou-se parte da recém independente Ucrânia, uma situação ressentida por parte da população majoritariamente russa e causadora de tensões entre Rússia e Ucrânia.

A Crimeia proclamou a sua autonomia em 5 de maio de 1992, mas concordou em permanecer parte integrante da Ucrânia como uma Republica autônoma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário