quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Crimeia? Já ouviu falar? Viagem à Crimeia

Antes de embarcar no avião da Turkish Air amanhã de manhã às 5:05, quero deixar algumas informações sobre a Crimeia como introdução à viagem.

A Reoublica Autônoma da Crimeia é uma península e uma república autônoma da Ucrânia situada na costa setentrional do Mar Negro.

A Crimeia faz fronteira com a região do Kherson ao norte, com o Mar Negro ao sul e ao oeste e com o Mar de Azov ao leste. Tem uma população de 2,1 milhões. Sua capital é Simferopol. Ela conecta-se ao resto da Ucrânia pelo istmo de Perekop, com uma largura entre 5 e 7 km.

A costa da Crimeia é repleta de baías e portos.

Durante os anos do poder soviético, as vilas e fachas da costa da Crimeia eram privilégio dos politicamente fiéis ao regime. Também encontram-se vinhedos e pomares na região. Inúmeros edifícios da família imperial russa embelezam a região, assim como pitorescos castelos gregos e medievais.

Os primeiros habitantes foram os Cimerianos, expulsos pelos Citas VII antes de Cristo. Neste mesmo século colonos gregos começaram a habitar a região. Durante os séculos seguintes a Crimeia foi invadida, atravessada ou ocupada sucessivamente pelos Godos, Hunos, Kazares, Bizantinos Gregos, pelos Kipchaks e pelos Mongóis. No século XIII os Genoveses destruíram ou tomaram as colônias na costa da Crimeia e fundaram prósperas cidades comerciais que existiram até a invasão dos Turcos Otomanos em 1475. Em 1783 toda a Crimeia foi anexada ao Império Russo.

A Guerra da Crimeia ocorreu entre 1854 - 1856.

A Crimeia foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial).

Durante a era soviética a Crimeia foi governada como parte da Republica Socialista Soviética até que em 1954 fosse transferida por Krutschev para a RSS Ucraniana como presente de comemoração do 300.aniversario da unificação da Rússia e a Ucrânia. Com o colapso da União Soviética, a Crimeia tornou-se parte da recém independente Ucrânia, uma situação ressentida por parte da população majoritariamente russa e causadora de tensões entre Rússia e Ucrânia.

A Crimeia proclamou a sua autonomia em 5 de maio de 1992, mas concordou em permanecer parte integrante da Ucrânia como uma Republica autônoma.

 

sábado, 27 de outubro de 2012

Conferência magistral. Seminário internacional com Alma Harris na PUC de Santiago do Chile

Quinta conferencia magistral Liderança educativa. Santiago do Chile.

 
Muitas vezes as escolas produzem mudanças mas não conseguem manter estas mudanças. Como manter a transformação – metanoia (Harald Beyer, ministro da educação). Mudança de mente, de cultura.

 

 

Para manter a mudança é necessário adaptar-se às mudanças, e ter uma proposta clara e concreta (por que existo, qual é o meu papel, o que quero). Troca de experiência. Melhorar a capacitação na escola, rotina do professor, do diretor. O diretor escolar deve ser um líder educativo. E a forma de desenvolver esta liderança é fundamental na evolução da escola. Os lideres das escolas que trabalham sozinhos não mudam nada que existe.

 

Liderança e desenvolvimento das capacidades na escola, conferência de Alma Harris

Algumas anotações:

Para que serve a liderança educativa?

Como transformamos as instituições e os sistemas educativas para assegurar o êxito de cada criança em cada contexto?

É necessário acreditar no potencial da criança. Isto faz diferença.

A colaboração estratégica com foco na construção de capital social e a confiança relacional dentre e fora das organizações é a chave para a melhora educativa e a transformação do sistema escolar.

A liderança tradicional e centralizada não cabe mais na sociedade atual. Liderança é influência.

Os poucos sistemas que mantem a melhora por longo tempo investem nos professores e na capacitação dos diretores.

As reformas não produzem efeitos duráveis porque são superficiais. Não há mudança de mente.

A única forma de melhorar os resultados é melhorar os processos de ensino-aprendizagem, para isso as escolas tem que encontrar formas de mudar o que acontece dentro das salas.

Por que as reformas falham: subestimam a implementação, é feita muito rápida, imposta, e não capacitam a liderança.

Para consolidar uma mudança sistemática é necessário :

Foco em poucas prioridades;

Base em dados sólidos;

Foco permanente no ensino na aprendizagem;

Desenvolvimento de infraestrutura docente;

Feedback claro;

Construção de capacidades de liderança a nível escolar, local e nacional.

O líder carismático e centralizador não beneficia a escola pois quando ele sai a escola involui. A liderança escolar incide de forma significativa nos resultados da educação. A qualificação, atitude do líder é a mesma em todos os contextos com resultados similares.

Liderança efetiva:

É a peça chave para um alto desempenho organizacional

A organização de sucesso tem uma liderança compartilhada ampla e bem desenhada;

Os lideres efetivos promovem e dirigem outros lideres;

A liderança efetiva não é da pessoa e sim da organização;

Para haver uma liderança eficaz é necessário criar um ambiente de confiança.

Dimensões de uma uma liderança escolar efetiva:

Estabelecimento de metas e expectativas;

Decisões estratégicas;

Planejamento e participação de desenvolvimento profissional docente.

 

A liderança compartilhada assegura inovação e mudanças positivas.

Liderança compartilhada:

Liderança ampla e compartilhada dentro dos limites da organização. Não significa que todos serão lideres, mas haverá um maior número de pessoas diretamente envolvida na liderança.

Almoço no mercado central

 

 

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

3. Dia: metade teoria, metade prática.

Levantar cedo já faz parte da rotina. E a pontualidade exigida já foi internalizada por todos. No período da manhã, tivemos curso com o prof. Henrique, um profundo conhecedor do modelo de qualidade proposto pela Fundación Chile. O foco foi essencialmente a interpretação e análise dos resultados, assim como a definição das perguntas críticas. Outro aspecto intensamente trabalhado e que provocou muitas discussões foi o desenho do plano de melhoramento. Pena que o tempo passou tão rápido, e que não há mais tempo disponível para aprofundamento das questões.

 

 

 

 

 

Almoçamos na própria Fundación - um almoço delicioso...

Seguimos, então, para San Bernardo, um bairro na periferia de Santiago. Lá visitamos a Escola San José. Ficamos impressionados com a alegria das pessoas, tanto adultos quanto jovens e crianças. Nesta instituição constatamos os maiores progressos a partir da aplicação do modelo de gestão escolar de qualidade. O número das matriculas subiu, os profissionais conseguiram organizar de forma competente o seu dia a dia a partir de um planejamento estratégico bem constituído e os resultados nas avaliações externas melhoraram. Para o ingresso à universidade, cerca de 90% de aprovação. Fantástico! O comprometimento e a firmeza dos profissionais é quase palpável.

 

 

 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

2. Dia: visita às escolas Maria Auxiliadora em Santiago e Carlos Cousino em Valparaiso.

O dia amanheceu ensolarado e luminoso. Todos ao participantes do grupo bem humorados, após uma noite bem dormida. No horário combinado, saímos em direção ao primeiro colégio. Tráfego intenso, parecia São Paulo.

Após quase uma hora de tráfego intenso, finalmente chegamos ao Colegio Maria Auxiliadora, um colégio católico salesiano dirigido por uma freire e com uma equipe diretiva laica. Fomos muitíssimo bem recepcionados, o que é uma característica constante em visita a escolas chilenas.

Foram duas horas de intensas perguntas e respostas. havia muito orquestra perguntar, e os participantes do grupo estavam muito bem preparados para fazer perguntas pertinentes e relacionadas ao projeto de gestão escolar de qualidade nas escolas.

A escola é certificada, o que significa que implantou o plano de melhoria concebido por ocasião do diagnostico institucional.

Após a reunião concluído com um delicioso lanche seguimos para Valparaiso, que fica a 147 km de distancia, +_ 2 horas de viagem. Em Valparaiso fomos almoçar num pequeno restaurante, próximo à casa de Pablo Neruda.

 

 
 

 

Em seguida, damos uma fugidinha até a casa de Pablo Neruda

Dali fomos para o próximo colégio, o Carlos Cousino. Recepção primorosa, dedicação total. Novamente foram quase duas horas de reunião, seguido de visita às dependências da instituição e no final, mais um lanche.

 

 

 

 

 

 

 

Retornamos a Santiago no final da tarde. Foi um dia realmente muito proveitoso! Que venham outros assim, intensivos, com muita aprendizagem .