domingo, 17 de junho de 2012

Viagem para a Turquia - primeiro dia

1.dia - 15 de junho de 2012

Saída de São Paulo. Vôo da Turkish Airlines. Cabine Premium, assentos 12 A e 12 B. Partida às 23:15, do aeroporto de Guarulhos, Terminal 2.
Depois de um transito digno de uma sexta-feira em SP, fizemos o check in rapidamente e, antes de nos dar conta, já estávamos embarcando.
Desta vez, nossa opção foi a de viajar na classe Premium. Realmente faz diferença! Os assentos são mais largos, o banheiro mais espaçoso, sabonete, creme para as mãos e eau de toalete da Occitane. Nada mau!



Serviram dois aperitivos, acompanhado de vinho turco. Os aperitivos foram servidos em travessinhas de porcelana, mas o vinho e a água em copos de o láctico. Vá entender.
É surpreendente, mas no avião tem wifi. Não sei ainda se funciona, escrevi um email, mas está demorando pra sair da minha caixa... Enfim, não funcionou...e ficamos sem internet, como em todo e qualquer avião. Propaganda enganosa...
O café da manhã achei fraquinho, por se tratar de classe comfort.

Chegamos em Istambul às 18 horas, 20 minutos depois do previsto. Ficamos mais 1h20min esperando por nossa bagagem. Depois soubemos que a bagagem de passageiros da América do Sul passa toda por um severo controle atrás de drogas. O aeroporto fica a 30 km de distancia do nosso hotel, e assim pudemos apreciar o anoitecer, atravessando a cidade. Que cidade linda! Banhada na luminosidade do entardecer, foi um espetáculo à parte. Estamos hospedados em um hotel cinco estrelas, da cadeia Kempinski. Que hotel! Fica do lado do palácio, e eu me sinto quase uma rainha, mas com os pés bem no chão, pois os preços de toda e qualquer coisa que for consumir são proibitivos. Só pra se ter uma idéia, um barbeie nos jardins do hotel era cem dólares. Por pessoa! Uma água, 12 euros. Nem pensar! Fomos pra rua e jantamos num restaurante tipicamente turco, por 20 reais.





Primeiro chegaram um monte de verduras e um molho bem picante, assim como um monte de pães turcos. Vc pega a verdura e enrola esta neste pão feito cartucho. E aí vc come com as mãos. Entregam para vc uma toalinha, antes de iniciar o jantar. Ainda bem! Depois veio o prato principal. Foi difícil entender do que se tratava, não da pra entender nada do que esta escrito em turco e os garçons mal falam Ingles. Ronald comeu um kebab de cordeiro, e eu um de tomate, que veio acompanhado com uns bolinhos de carne minúsculos, muito saborosos. E um monte de salada e salsa. Salsa come- se aos montes. Nada de bebida alcoólica. Pedimos uma água com yogurte, pra experimentar. E não é que é delicioso... Vem batido, tipo Shake, e é um pouco salgadinho. Muito refrescante. Esta bebida com certeza repetirei. Na sobremesa abusamos. Eu não sei repetir o nome da sobremesa, mas é uma delicia, docinha, docinha..., feito à base de queijo, eu acho que também tem mel, e é quente.
Depois retornamos ao hotel, demos uma volta nos jardins e resolvemos dormir. Já é tarde, e os próximos dias serão intensos.

3 comentários:

  1. Tudo parece bem fascinante!

    Anita

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que sua primeira impressão da Turquia foi de uma cidade Luz. Não vejo a hora de ler os relatos de amanhã (qdo será dia). Boa viagem, aproveitem! beijos

    ResponderExcluir
  3. Dá para imaginar as 1001 noites......rssrs, boa viagem!!!!! Aproveitem. Bjs Nina

    ResponderExcluir