quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um mundo irreal... fantástico...

5. Dia - 19 de junho de 2012
Istambul/Kayseri/Capadócia
Pela manhã, traslado ao aeroporto  para o embarque no vôo TK 2010 às 6:55 com destino a Kayseri. Chegada às 8:20 e traslado para a Capadócia (aproximadamente 85 km de viagem), passando pelo Vale Dervent, Vale Cavusin, Vale do Göreme, Vale de São Simão. Almoço em um típico  restaurante local. Chegada e acomodação no Hotel Museum  por duas noites.

Levantamos às 4:30 da manhã. Que sono! Tomamos café rapidamente no saguão e rumamos ao aeroporto. Chegamos super rápido... Também, nesta hora da manhã não há definitivamente muitos carros nas avenidas... O check in foi rápido, e esperamos um bom tempo para embarcar. Viagem tranqüila.





Em Kayseri, o 'guide' nos esperava e seguimos diretamente para a primeira programação, o Vale da imaginação, chamado Vale Dervent.



Kayseri é uma cidade grande habitada por cerca de um milhão de pessoas. Rodeada pelas montanhas Erciyes, está situada a uma altitude de 1060 metros. Persas, árabes, mongóis e otomanos lutaram pela Kayseri. Transformou-se numa cidade muito próspera na época romana. A sua posição geográfica tornou-a muito popular, pois está localizada sobre o ponto de encontro de cinco estradas que ligavam as cidades mais importantes da Anatólia durante o período romano. No quarto século DC foi um dos grandes centros religiosos mais importantes do Cristianismo.

Vale Devrent
O Vale de Devrent é conhecido como o vale das chaminés das fadas, onde a pedra erosionada pelo vento e pela ação da água sobre o terreno vulcânico tem dado  ao lugar uma paisagem espetacular formando picos, cones e obeliscos.






De lá fomos ao Vale São Simão. São Simão foi um monge que viveu no século 5 e fundou um mosteiro nas cavernas, onde se refugiavam monges e outros cristãos perseguidos na época.








 Vale Cavusin
Seguimos para Avanos, onde almoçamos à beira do Red River.

Vale do Göreme
As grutas da região não foram utilizadas somente como casas mas também como abrigos espirituais. O Vale do Göreme  é conhecido por suas igrejas escavadas nas rochas. Construídas entre os séculos 7 e 13, comenta-se que a iluminada Göreme possui uma igreja para cada dia do ano. O uso das pedras e desenho do seu interior são fascinantes. Vivamente preservados durante séculos, os afrescos originais celebram a fé da nova era cristã. A única luz que penetra nas janelas é a luz natural que é filtrada na entrada. Se vc olhar de longe, verá conchas vazias em forma de janelas esculpidas nas rochas sobre as montanhas. A maioria das igrejas é pequena. O desenho do interior das câmaras foi feito em forma de crucifixo.










A cidade velha de Avanos tem a sua vista para o rio mais longo da Turquia, o rio Kizilirmak (Red River), que separa Avanos do resto da Capadócia.

Em seguida visitamos uma fábrica de artesanato dentro de uma caverna. O trabalho todo é feito manualmente. É um trabalho impressionante. As pinturas são maravilhosas, todas feitas à mão. O preço das peças também é proibitivo.







Uchisar
É uma vila da região histórica da Capadócia. Significa 'três fortalezas' e é uma das localidades mais típicas, com o seu casario confundindo-se com a paisagem rochosa tão característica da região. É celebre pelo rochedo que a domina, apelidado de Kale (castelo em turco), porque serviu de fortaleza e refúgio no passado e que, com seus 1300m de altitude, é o ponto mais alto daquilo a que na literatura se chama de Capadócia. O rochedo, de origem vulcânica, é visível a vários km. Foi usado como abrigo na época hitita (1500 Ac), e posteriormente pelos primeiros cristãos  durante o período romano e pelos bizantinos  durante as incursões árabes  dos séculos 7 e 8 e durante as primeiras invasões turcas. A fortaleza é um verdadeiro labirinto que inclui capelas, mosteiros, habitações , refeitórios, armazéns, ligados entre si por uma rede de galerias empilhadas  em vinte andares.algumas habitações trogloditas ainda são habitadas.

Em Uchisar fica nosso hotel, o Museum Hotel. É um hotel encravado na Rocha, ou seja, é uma caverna. Fantástico! É um hotel  cinco estrelas, dizem que o melhor da Capadócia. Realmente show de bola!







Visitar o Vale de Çavusin é chegar a um outro tempo. É como visitar outro mundo. O vale e sua aldeia fica próximo do Vale de Göreme. A aldeia é tranqüila, os habitantes são sorridentes. Há toda uma aldeia antiga escavada na Rocha. É um lugar incrível, pouco conhecido mas de fácil acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário