sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Dublin - e novamente na Irlanda

São Pedro realmente está bem humorado conosco, pois mais uma vez o dia amanheceu lindo, o que não necessariamente é uma obviedade em Dublin. Acordamos e levamos um susto, pois encontrávamos ancorados no meio da cidade, com casas e prédios por todos os lados. 

Descemos e pegamos o shuttle, que já estava à nossa espera. Fomos até o centro, e lá pegamos o hop on hop off verde, cujo preço é mais em conta para passageiros de navios. 



Dublin significa "Lago Negro". Localiza-se na província de Leinster próxima ao ponto mediano da costa leste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Tem uma população de 527.612 habitantes na cidade, e sua área metropolitana tem 1.804.156 habitantes.





Fundada como um assentamento viking, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos  normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império britânicoe a quinta maior da Europa.  Dublin entrou em um período de estagnização após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro econômico da Ilha. Após a divisão da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandes, e mais tarde, da República da Irlanda.


Conhecemos vários pontos históricos, políticos e culturais da cidade, e descemos no Guiness Store House, que realmente valeu o preço (caro). Andamos pelos 5 andares orientados pelo audioguide, e terminamos na cúpula de vidro, com um boa vista sobre a cidade. Claro que bebemos um pint- não podia faltar! 







Concluímos o passeio e retornamos para o navio, o que sempre é muito bom, porque possibilita descansar, ou então participar das atividades oferecidas pelo próprio navio. E é muito bom saber que não é preciso nem fazer nem refazer as malas...

Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo. Atualmente é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional da Irlanda. Interessante é que na Irlanda do sul a moeda é o euro, diferentemente da Irlanda do Norte, onde a moeda corrente é a libra. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário