quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Isle of Man, Douglas

O dia amanheceu magnífico, praticamente sem nuvens no céu, tanto céu quanto mar com um aul exuberante. Arrumamo-nos rapidamente e, depois do café descemos do navio. Compramos um tiqut que nos dá o direito de andar com qualquer meio de transporte público o dia inteiro. O primeiro transporte que pegamos fou uma tram puxada a cavalo. 

Seguimos por toda a promenade, exuberante, que certamente já viu dias gloriosos e esplendorosos. 



Situado na costa leste, Douglas é a maior cidade da ilha de Man e oferece uma grande variedade de coisas para ver e fazer. Douglas é um ótimo lugar para começar.  Você encontrará a principal zona comercial da ilha em Douglas, bem como uma vasta gama de acomodações,  e o magnífico Teatro Gaiety e Villa Marina – que ambos oferecem um programa de entretenimento durante todo o ano.




A Ilha de Man  é uma dependência da Coroa do Reino Unido, que inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes, no mar da Irlanda.

Os vikings estabeleceram-se na Ilha de Man no final do século VII. O Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas foi criado por Godred Crovan em 1079. Esse reino foi separado em 1164 em Reino das Hébridas e Reino de Mann, sob domínio norueguês . Em 1266, pelo Tratado de Perth, o rei Magno VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765 .

A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (leste), da Escócia(norte) e da Irlanda do Norte (oeste). Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km² .







As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621 m. Foi onde subimos, de tram elétrico. Um bucólico passeio. 






O clima é temperado, com verões moderadamente quentes e mais secos e invernos suaves e mais úmidos. A precipitação anual, abundante, varia entre 1900 mm no Snaefell e os 800 mm noutras áreas.



 A população é de 80 058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população atual nasceu na ilha.


Tal como Jersey e Guernsey, a Ilha de Man não faz formalmente parte do Reino Unido nem integra a União Europeia. Não tem representação parlamentar nem no Reino Unido nem na UE.

A Ilha de Man é uma dependência direta da Coroa Britânica. O Chefe de Estado é a rainha Elisabet II a qual detém o título de Senhor de Mann (Lord of Mann). O representante da coroa na ilha é o Lieutenant Governor. A defesa e as relações externas são da responsabilidade do governo do Reino Unido.

A Ilha de Man goza de auto-governo e tem um parlamento autô (Tynwald). O Tynwald foi fundado no ano 979 e é considerado o mais antigo parlamento em funcionamento contínuo no mundo. A maioria dos membros do Tynwald são independentes; dois pertencem ao Manx Labour Party e três à Alliance for Progressive Government. Existe uma organização extraparlamentar, o Mec Vannin ("Filhos de Man"), que pretende a alteração do estatuto da ilha e o estabelecimento de uma república soberana independente.

Pegamos um tam elétrico para Laxey, e de lá subimos pela encosta da montanha até o pico do Snaefall.  No vaminh, cruzamos a pista de corrida de motociclistas mais famosa do mundo. Aliás, o que tem de motociclistas nesta ilha não está escrito. Pro maridão, um paraíso, tanto que ele desceu mais uma vez do navio para assistir a um treino de corrida nesta famosa pista da Isle of Man. 


Hoje, descreveria o dia como bucólico, calmo, num ritmo de 50 anos atrás, onde cada esquina, cada casa, cada pasto e cada ovelha pode ser apreciada, dado o ritmo cadenciado da trams. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário