quarta-feira, 9 de maio de 2012

09 de maio – de Madrid a Seville
O dia amanheceu lindo em Madrid. Foi uma pena termos programado continuar viagem, pois com este tempo maravilhoso teria sido ótimo conhecer Madrid, de um ângulo mais ensolarado. Mas esta vai ficar para uma próxima. Seguimos em direção a Toledo, mas demoramos muito para sair de Madrid, várias vezes entramos em avenida ou rua errada, tivemos que fazer retorno, e por aí afora. Mas enfim, tudo deu certo e pegamos a A 41 para Toledo. A primeira coisa que fizemos em Toledo foi – adivinhem o quê? Procurar uma loja de moto. Achamos rapidamente, mas mais uma vez a intenção foi frustrada, pois a loja é pequena e não vende peças de acessórios. Seguimos então para o centro histórico. Toledo é repleto de hotéis, e há muuuiiitos turistas. São levas de ônibus e ônibus. O centro histórico é muito bonito, vale realmente a pena conhecer.

Seguimos para Ciudad Real pela N401, um trajeto muito bonito, com muitos campos de trigo e de oliveiras. Entramos rapidamente em Ciudad Real para conhecer o seu centro histórico, mas não ficamos muito tempo. É uma cidade grande, arejada, com muitos prédios de 5-8 andares

Em direção a Córdoba, passamos pela serra Madrona e fizemos um piquenique numa altura de 920 metros, no chamado Puerto Nielfa. Por que se chama de ‘puerto’ não descobrimos, não há porto por perto. Seguimos viagem, e em Cadeña entramos na CO5010, uma estradinha quase imperceptível, de +- 30 km, que liga Cadeña a Montoro. É uma estradinha cheia de curvas, e põe cheia nisto, que atravessa a serra de Cadeña y Montoro. Uma paisagem belíssima. Plantações de oliveiras e corticeiras se revesam. É um trecho que faz ‘a alma balançar’ (lässt die Seele baumeln)- é uma expressão usada em alemão. Não dá vontade de sair de lá, apesar das curvas. Em Córdoba, outra cidade histórica e patrimônio mundial, entramos para conhecer a cidade antiga, que parcialmente é rodeada por um enorme muro fortificado antigo. É uma cidade bonita, e também há muito turismo, com muitos hotéis, restaurantes e cafeterias.

Depois de Córdoba, seguimos uma secundária, a A 431, que permitiu um trajeto entre amplas plantações de laranjas,, intercalado com trigo e com milho. Uma bonita estrada. 30 km antes de Sevilla entramos novamente na A4, pois mais uma vez tentaríamos a sorte numa loja de motos. Atravessamos praticamente a cidade de Seville, algumas vezes nos perdemos, mas finalmente achamos a bendita (ou maldita) loja. E mais uma vez sem sucesso, pois esta loja não vende acessórios. Paciência. Certamente tentaremos mais uma vez em Faro e em Lisboa, no andar da carruagem ...
Hoje fez muito calor. Chegou a 39 graus. Muito diferente dos dias anteriores, quando sempre fez pelo menos um pouco de frio. A primavera explodiu, em multicores. Muitas flores nas margens das estradas, e nas cidades também há uma explosão de cores diferentes. Esta estação do ano realmente é muito boa...

Fomos ao hotel, que fica nas proximidades do aeroporto e numa zona industrial. Há um ônibus praticamente na porta que leva até a Plaza da Espanha, que visitaremos amanhã. O wifi é grátis, por 24 horas, e aproveitamos para ler e responder emails, telefonar para os filhos. Ronald trabalhou um tanto. Quando nos damos conta da hora, já era muito tarde para sair para jantar, e assim resolvemos fazê-lo no hotel mesmo. A comida até que estava razoável.  Bebemos cerveja, e eu ainda aproveitei para tomar uma sangria, que até o presente momento não havia feito. Hummm, que delícia!