quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comentários de uma estrangeira observadora...

Quero falar um pouco do que vi das pessoas na Crimeia. Há uma diferença muito grande entre homens e mulheres. As mulheres são altas (não tão altas como inicialmente supunha, pois as achava altíssimas. Observando melhor, vi que o que as faz tão altas assim é o salto, sempre alto, de 10 a 12 cm) , loiras, um biótipo extraordinariamente estreito. Parecem quebradiças, de tão estreitas que são. Arrumam-se muito bem, qualquer que seja a idade, com exceção de algumas senhoras muito, muito velhinhas. Vestem-se com esmero, e as cores prediletas são o preto, o cinza e o branco. E usam muitos lenços e cachecóis, estes então, muitas vezes coloridos, com estampas muito bonitas (não descobri ainda onde compram estes lenços e cachecóis maravilhosos). Usam muita maquiagem, no meu entender estético um pouco carregado demais. Muita base, muita sombra, muito rímel, muito delineador. Tem os olhos levemente amendoados, o que lhes dá um olhar enigmático. Os olhos são quase sempre azuis, mas há matizes desta cor, do cinza ao azul céu, passando por água marinha até olhos de um azul muito clarinho. O cabelo é normalmente super loiro, quando não é a cor natural, é pintado. Adoram usar vestidos e saias, sempre mini ou micro. Tem pernas esguias, envoltas em meias de tudo que é tipo, rendadas, lisas, grossas, transparentes, meio tom, tom sobre tom.E o arremate são botas. Como gostam de botas...cano longo, cano médio, cano curto...de couro, de mapa ou camurça. Preto, cinza ou cor creme/gelo, raramente marrom.

Com os homens já é muito diferente. Não são muito altos, entre 1,70 e 1,75 m. São um pouco desleixados no vestir. O biótipo é costas largas, aparentam ter muita força. Olhos azuis. Olhar normalmente severo, até um pouco assustador, de quem é de pouca conversa. Usam jaquetas de tudo que é tipo. Muitas vezes andam em grupos, de três a quatro.

Andando pelas ruas da cidade, e isto fiz muito nestes dias em Sevastopol pude constatar que, nas ruas comerciais do centro da cidade próximo ao cais do Porto, há basicamente lojas de roupa feminina, de jóias e bijuterias e maquiagem. Poucas lojas masculinas. Há dois tipos de prédios: os que remontam ao período pós 2. Guerra mundial e os que são da época Krutschov. Ainda não há prédios da época pós comunista, pelo menos não os vi. Há, sim, alguns prédios em construção. Os prédios da época pós 2. guerra mundial são majestosos, verdadeiros palacetes, mas muitos estão em mau estado de conservação. Os da época Krutschov são todos horríveis, feios, sujos, em péssimo estado de conservação. Retrata de forma muito adequada a forma como se vivia naquela época. Isto talvez explique o por quê das mulheres supervalorizarem sua aparência em detrimento de cuidados com suas moradias, que via de regra estão quase que caindo aos pedaços. Um apto de 44m2 custa em torno de 80.000 dólares.

Uma construção da época Krutschov.

Uma construção pós 2. Guerra mundial.

Durante a 2. Guerra mundial, somente 7 casas sobreviveram aos contínuos ataques alemães, por 8 meses. E somente sobreviveu uma árvore, que dois anos depois foi atingida por um raio.

Há muito lixo pelas ruas. Simplesmente joga-se o que se tem nas mãos e é pra ser descartado nas ruas, apesar de haver lixeiras. A falta de cuidado com o meio ambiente é geral. O entulho fica nas ruas. Quase ninguém fala Ingles, e não há nenhum esforço para procurar te entender. Qdo você se dirige a eles em Ingles, olham-te espantados e desandam a falar ucraniano ou russo, não consigo identificar a língua e falam feito cachoeira, não param mais. É uma comunicação muito estranha.

A alimentação para os nossos padrões é acessível. É possível almoçar ou jantar muito bem com 8 a 10 euros. E até agora tudo que comemos é delicioso. O problema é que em muitos restaurantes o menu está em russo, e não dá pra entender nada. O máximo onde se chega é identificar se é frango ( cocorocó), ovelha, (mééééé) ou boi ( muuuuu) e se não for nada disso, é peixe ou frutos do mar.

Prezam muito sua história militar. Te levam a ver navios de guerra, monumentos que remontam a guerras, e um passeio predileto e ir a Balaklava para ver onde entravam e saiam os submarinos. De abril a outubro há muitos turistas, provenientes principalmente da própria Ucrânia, dos países eslavos, do Leste Europeu, da Rússia, de todos os países falantes de Ingles e da Alemanha. Aqui aportam muitos navios de cruzeiro.

A Rússia arrendou dois canais de Sevastopol para os seus navios militares, até 2042, e por ano paga 220 milhões ao governo ucraniano por este arrendamento.

Somente a partir de 1995 passou a haver livre acesso a Sevastopol, pois ela era considerada uma cidade estratégica, e somente entrava quem tivesse autorização especial.

Sevastopol tem 380.000 habitantes e é a maior cidade da Crimeia. Simferopol é a capital, com um pouco menos de habitantes. No total, a Crimeia tem 2,6 milhões de habitantes. A língua oficial é ucraniano, mas todos falam russo. As escolas são geralmente publicas, todas os componentes curriculares em russo e, por dia, uma aula de língua escrita ucraniana e uma de literatura ucraniana. Não há analfabetismo. A diferença entre ricos e pobres não é muito grande, mas de vez em quando vê-se pedintes na rua.

No domingo passado houve eleições parlamentares. O partido comunista não gostou dos resultados (estão em quarto lugar) e hoje de manhã fizeram uma demonstração a qual assisti.









Nenhum comentário:

Postar um comentário