terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mais um pouco de Sevastopol

Hoje o dia amanheceu escuro, pesadas nuvens ameaçando chuva. Fiquei tentada em permanecer no hotel, mas aí a curiosidade e o interesse em conhecer mais coisas desta encantadora cidade prevaleceu. Munida de guarda chuva, iniciei uma caminhada que demoraria quase 4 horas e que teve como consequência uma leve distensão na panturrilha, em função das incontáveis escadas subidas e descidas no percurso. Mas nada que me impeça de continuar a exploração.

É a primeira vez que visito uma cidade onde a comunicação verbal é totalmente impossível. A linguagem é por gestos, e resume-se ao essencial. Assim, não consigo informações sobre a politica, a cultura e a história da cidade, pois tudo está em russo ou ucraniano. Limito-me ao que os prédios, as ruas e avenidas, os símbolos e as expressões faciais das pessoas me dizem.

Não sei o nome desta igreja. Não é muito grande, mas suas pinturas são maravilhosas. Dentro da igreja somente senhoras de idade e algumas mais novas, todas com lenço na cabeça, em postura de oração fervorosa. Perguntei se poderia fotografar, com gestos naturalmente, e uma senhora sorriu de leve e fez com a cabeça que sim.

 

Continuei andando e cheguei num parque relativamente grande, com vista para a cidade, e no parque há um museu, mas estava fechado.

 

Saí do parque e resolvi subir umas escadas onde dei de cara com um bairro bucólico e decadente. Aí devem viver famílias novas, pois havia mães passeando ou brincando com seus filhos nas praças - há varias delas. Os prédios são decadentes, mas devem ser de uma época anterior ao comunismo, pois indicam ter sido bonitos. Tudo que é anterior ao comunismo tem uma Estetica aprazível, mesmo quando decadente. O que é do período co Unisys não tem Estetica, se é que isto é possível, não tem compromisso com a beleza, com curvas e arcos, tudo é reto, quadrado e feio.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário