sábado, 20 de setembro de 2014

Num mundo de mesquitas e madrasah's.

20 de setembro de 2014: Bukhara

Bukhara é uma das cidades mais antigas da Ásia Central. No entanto, a maioria dos edifícios históricos intactos nesta cidade pertencem à Idade Média. Somente inúmeras escavações arqueológicas no século XX mostraram as camadas grossas com vestígios de antigos assentamentos no local do atual Bukhara.



Em trincheiras arqueológicas com profundidade de 20 metros descobriram o resto de habitações, edifícios públicos, fortificações. Houve inúmeros achados arqueológicos como cerâmicas, lareiras, moedas com imagens e inscrições, jóias antigas, ferramentas de artesãos. As camadas mais profundas pertencem ao período da Antigüidade do século 3 ao século 4 aC. As camadas superiores pertencem ao período compreendido entre o século 9 dC até o início do século XX. Bukhara nunca mudou sua localização, mas cresceu verticalmente sobre pelo menos 2500 anos. 


A região de Bukhara foi por um longo período uma parte do Império Persa. A origem de seus habitantes remonta ao período de imigração ariana na região. Soghdians iranianos habitaram a área e, alguns séculos mais tarde, a língua persa tornou-se dominante entre eles.



É certo que a cidade foi fundada em 500 aC. No entanto, o oásis Bukhara tinha sido habitado muito antes, desde 3000 aC. Uma avançada cultura da Idade do Bronze chamada de Cultura Sapalli prosperaram. Muitas pessoas proeminentes viveram em Bukhara no passado.



No século XIX Bukhara desempenhou um papel significativo na vida cultural e religiosa regional da região. Estudantes vinham aqui de Khiva, Kokand, Gissar e até mesmo de Samarkanda, além de regiões tártaras. Há cerca de 60 madrasah's em Bukhara, que foram mais ou menos bem sucedidas.

Os objetos reais da curiosidade em Bukhara são as muralhas e os portões. A seção da muralha da cidade com enormes brechas na alvenaria é um bom exemplo da arquitetura de fortificação. 



Uma nova muralha feita de tijolo cozinho apareceu em 1165. Em 1220 ambas as muralhas foram destruídas durante o cerco por hordas de mongóis de Gengis Kahn.

Os pesquisadores identificaram  os nomes dos onze portões da cidade ( cinco dos quais estavam na área existente do muro). Apenas dois deles estão intactos atualmente: Talipach e Karakul. A data de construção  remonta ao século XVI.

A Arca

A antiga fortaleza Ark é o núcleo central da cidade, o monumento mais antigo em Bukhara e ex-residência dos governantes locais . 



Ao longo dos séculos, as estruturas destruídas no local da Arca formaram uma colina artificial de 18 metros de altura. 



O Complexo de Bolo-Khauz

Em frente à Arca está situado o complexo Bolo-Khauz, que é o único monumento da praça Registan que sobreviveu ao longo dos anos. A primeira parte deste complexo é a lagoa (Bolo Khauz - lagoa das crianças), uma das poucas lagoas sobreviventes em Bukhara. Até o período soviético havia muitas dessas lagoas, que eram a principal contende ågua, mas elas eram conhecidas por espalhar doenças e por esta razão a ågua foi cortada nos anos 1920 e 30.



O Chashma - ou- Ayub Mausoleum ( bem de Jó)

Ao longo da estrada que leva ao Samânida Park está situado o mausoléu Chashma-ir-Ayub. Foi repetidamente reconstruído ao longo dos séculos. 

A Bíblia diz: " Havia um homem na terra de Uz, cujo nome é Jó, e que o homem integro e reto e temente a Deus desviava-se do ma." (Jó 1:1).



Ninguém sabe onde é esta terra. É bem possível que Jó tenha vivido na área da moderna cidade de Bukhara. A lenda narra que Jó (Ayub) estava andando sobre este lugar na época de seca severa. Como as pessoas locais, morrendo de sede, pediram - lhe água, ele cavou a terra e imediatamente apareceu água. A existência do monumento com ligação histórica com o conteúdo da Bíblia é considerado prova definitiva da prevalência da Escritura nesta área no passado distante. 



Taq-i Zargaron

A Taq-i, que data de 1569, é o maior de todos os centros comerciais antigos existentes em Bukhara. 

Taq-i Telpaq Furushon

Taq-i Telpaq Furushon também é um centro comercial, principalmente de peles, chapéus e turbantes. Nesta área há uma antiga hospedaria, Kuleta, que data do século XVI e também uma mesquita chamada Kurpa, igualmente do século XVI. Também encontra-se uma Madrasah, Mullo Tursunjon, que no final do século XVIII era uma das maiores quatro madrassas de Bukhara. 

Taq-i Sarrafon

TQ-i Sarrafon foi construído no final do século XVI para ser o centro de negócios financeiros. Também  haviam lojas com turbantes brancos, brincos, pingentes, louças e arreios caros. 

A fundação encontra-se a quase dois metros abaixo do nível do solo. 




O Lyabi Khauz Ensemble

Lyabi Khauz é o nome dado a uma área circundante com uma das poucas lagoas sobreviventes. O Lyabi Khauz sobreviveu porque é a peça central de um magnífico conjunto arquitetônico, criado durante os séculos XVI e XVII e que não foi significativamente alterado. 

Hoje Lyabi Khauz é uma lagoa em ângulo reto. 



Fotos de mesquitas e madrasah's:










Nenhum comentário:

Postar um comentário