quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Voltando no tempo, voltando nos séculos em Khiva

18 de setembro de 2014: Khiva


Ficar sem internet é uma experiência estranha mas sem dúvida válida, porque faz a gente perceber o quanto estamos dependentes dela, o quanto nos sentimos desconectados do mundo, e como é importante vivenciar esta experiencia de isolamento virtual. 
Nós estamos em Urgench, que fica no deserto. Clima seco, com temperaturas extremas. Pode fazer muito calor, e pode fazer muito frio. A água aqui é salobra. O shampoo não espuma, e o gosto da água é meio estranho. Acordamos cedo, pois hoje vamos a Khiva, que fica a uns 40 km de Urgench. 
Estamos no hotel Khorezm Palace. É um hotel grande, com amplos quartos, sem internet em lugar algum e com um café da manhã básico.


Khiva é uma das  cidades mais antigas, a pérola do leste da arquitetura da Idade Média. 
De acordo com as lendas Khiva foi fundada por um dos filhos de Noé, Shem, quando ele cavou um poço no meio do deserto. Esta área tornou-se destino de caravanas por conta da visita freqüente de comerciantes. A área foi habitada por várias tribos que utilizavam o rio Amurdarya para a agricultura irrigada. 
Khiva foi fundada nos séculos 5 ou 4 aC. A cidade ficou conhecida como entreposto comercial na rota da Seda. 


A cidade foi dividida em duas partes no século XIX: Itchan Kala, com dez metros de altura de parede e Dishan Kala. Ao mesmo tempo, toda cidade estava cercada por várias povoações e aldeias. Itchan Kala abrange 26 hectares de Khiva. Como outras fortalezas na Ásia Central as muralhas foram construídas com tijolos. As muralhas foram destruídas várias vezes, e sempre de novo reconstruídas. 
Itchan Kala era um local para o palácio do Khan. Altos funcionários, clérigos e comerciantes ricos viviam nela. Os pequenos comerciantes e artesãos comuns Vívian em Dishan Kala. 
Hoje Itchan Kala é um museu a céu aberto. É a parte antiga da cidade, cercado com muro e se transformou no Museu Arqueológico Estado. A imagem exótica da cidade oriental foi preservada. É um lugar para 300 famílias, a maioria envolvida em artesanato. 
Dishan Kala foi construída em 1842 por trabalhadores voluntários em 30 dias. 




Provavelmente Khiva é a cidade usbeque mais peculiar. 











Acabamos de retornar de Khiva. Foi um dia mega intenso. Andamos o dia inteiro. Mas valeu super a pena. Khiva ē mesmo uma cidade muito peculiar. Gostei demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário