domingo, 21 de setembro de 2014

Quase perdidos, muitas idas e vindas mas finalmente no destino.

21 de setembro de 2014:  shakhribanz e Samarkanda

Saímos cedo de Bukhara, pois havia uma programação intensa pela frente e previsão de estradas fechadas, o que nos obrigaria a procurar atalhos.
Antes de sair de Bukhara, entretanto, fomos visitar o Chor-Minor.





Chor-Minor está situada em uma esplanada. Significa 'quatro minaretes' e é uma estrutura bem conservada, construída por volta de 1807. Chor-Minor parece ter tido duas destinações: habitações e mesquita. 






Seguimos, então viagem. Inicialmente foi tudo bem. A estrada estava liberada, e avançamos pela estepe do Uzbequistan. Inicialmente achei que a estepe era um deserto, mas depois percebi que havia uma terra firme amarelada e gramíneas. A estepe está sob proteçao ambiental e nela vivem muitos animais como javalis, lobos, entre outros. 




 Tivemos muita dificuldade em chegar ao Palacio de Aq-Sarau. Estradas estavam bloqueadas, ruas interditadas, a cidade parece um grande canteiro de obras. Estava um calor escaldante, e o nosso motirista zanzava para cá e para lá, buscando alternativas para chegar ao que sobrou do palácio. Tivemos que andar um longo trecho em terra até chegar, e o cansaço começou a aparecer. 

O Palácio de Aq-Sarau, ou palácio de verão de Tamerlão , que significa 'palácio branco' foi planejado como a mais grandiosa de todas as construções de Tamerlão. A construção foi iniciada em 1380 por artesãos . Infelizmente restam somente traços das suas gigantescas torres-portões de 65 metros com azul, branco e mosaicos em ouro. Acima da entrada do Aq-Saray está escrito: 'Se desafias o nosso poder - olha para nossos edifícios!'







Mesquita de Kokand-Gumbaz/Complexo de Dorut Tilyovat

Uma mesquita de sexta-feira que foi construída em 1437 por Ulugh Beg em honra a seu pai. O seu nome significa 'cúpula azul'. Atrás da mesquita foi construído um mausoléu, mas aparentemente nunca usado para sepultamentos. 



Mausoléu de Dorissiadat

Trono do Poder e Força é o significado do nome deste mausoléu. Contém o túmulo de Jehangir, filho preferido e mais velho de Tamerlão. 



Túmulo de Tamerlão

Atrás da mesquita Hazrat-i-Imam está um bunker com uma porta que leva a uma câmera subterrânea, descoberta por arqueólogos em 1943. No quarto há um único caixão de pedra, cujas inscrições indicam que foi construído para Tamerlão. No entanto o conquistador foi enterrado em Samarkanda. Seu túmulo contém dois corpos não identificados. 


A esta altura estávamos candados e esfomeados pois, além do café da manhã, não havíamos comido mais nada. Às quatro da tarde fomos a um restaurante, e a espera compensou. Foi um régio almoço, muito saboroso, e adoramos o 'manti', uma espécie de ravioli uzbeque, super delicioso.

Seguimos viagem e claro, havia novamente interrupçòes, tivemos que ir por atalhos até finalmente chegar à estrada que nos levaria a Samarkan. Mas achamos que valeu a pena, pois assim conhecemos um pouco do interior dos povoados, de como as pessoas vivem. Ficamos impressionados que em toda Uzbequistan os canos de gás são aéreos ou em cima da terra. Literalmente um barril de pólvora! Às vezes os canos passam em frente a portas de moradias, oficinas, etc. Além de muito perigoso, é muito feio. 

No final de tarde atravessamos as montanhas, o que foi um trajeto aprazível. No topo paramos para comprar frutas secas, e depois seguimos direto para Samarkand, onde chegamos já noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário