sábado, 23 de maio de 2015

Entre trombadas, uma belíssima visita ao Kremlin


Chegamos em Moscou às 23:30. O motorista Sergey já estava a postos. Muito simpático, resolveu explicar os prédios e monumentos no trajeto para o hotel. Isto para nós, totalmente sonados e cansados em função da intensidade do dia, foi difícil de absorver. Somente lembro que Moscou tem 11 estações ferroviárias.
Depois do café da manhã, conhecemos nossa guia Ilona, que fala fluentemente português e tem um jeito muito peculiar e simpático de dar explicações, foi conosco ao Kremlin. Na chegada, uma fila enorme. Adivinhem de que origem? Orientais e mais orientais. Mas até que a fila andou razoavelmente, e entramos na parte interna do Kremlin. Os espaços no Kremlin estavam apinhados de gente, orientais trombando com a gente, porque ou olham para seus equipamentos, ou olham pro chão, movimentam-se muito rapidamente e não veem o que tem pela frente. Simplesmente  trombam e se assustam quando percebem o quanto somos altos comparados com eles. 


Moscou é a capital, cidade e subdivisão federal mais populosa da Federação Russa. A cidade é um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro, educacional e de transportes da Rússia e do continente. Moscou é a megacidade mais ao norte na Terra, a segunda cidade mais populosa da Europa, atrás de Istambul, e a sexta cidade mais populosa do mundo, ficando atrás somente de Xangai, Istambul, Pequim, Mumbai e Karachi. Sua população, de acordo com os resultados de estatísticas federais, já ultrapassou os 12 milhões. Com base na lista de 2012 da Forbes, Moscou tem a segunda maior comunidade de milionários do mundo.
Moscou está situada sobre o rio Moscova, no Distrito Federal Central da Rússia europeia. No curso de sua história, a cidade serviu como capital de diversos Estados, como da Moscóvia medieval, do subsequente Czarado da Rússia e da União Soviética. Durante a Guerra Fria, Moscou foi o centro do chamado Bloco do Leste. A capital também é a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência e escritório de trabalho do presidente russo e sede do poder Executivo do governo da Rússia. O Kremlin é um dos vários Patrimônios da Humanidade na cidade.



 Vimos um canhão imenso, que nunca foi usado, porque as balas de canhão eram maiores que a boca do mesmo. E também um sino imenso, que foi construído sem conhecimento necessário e o sino quebrou. Ficou na terra, por ser pesado demais. 


Os construtores foram deportados para a Sibéria, o que era uma estratégia utilizada com frequência, até a dissolução do regime soviético. 
O Kremlin é uma fortaleza,  aliás, significa fortaleza. No seu interior encontram-se  a Armaria, que é um museu fantástico com incontáveis preciosidades. Também há três catedrais, cujo interior contém iconografias maravilhosas, muito bem conservadas, nunca vi tão lindas assim, infelizmente é proibido fotografar. Mas realmente só estas catedrais já valeram a visita a Moscou. 















No Kremlin também fica o escritório do presidente Putin, um prédio administrativo que está sendo reformado, e o palácio para recepções. Além disso um prédio consteuído pelo Krutschov, na época usado para reuniões do partido, e hoje utilizado para shows especiais, como o do Elton John.  Tudo cercado de belos jardins. Foi a uma visita que valeu muito, muito a pena! 



Depois fomos almoçar no Café Pushkin, almoço típico com cerveja típica, muito bom. O prédio pertencia a um dos mais de 200 favoritos da Katarina II, e contém um elevador do século XVIII. 






À tarde fomos visitar várias estações de metro com grande significado histórico, realmente muito interessantes.








O final do dia menos glamorouso, com um voo para Irkutsk, Sibéria, onde chegaremos amanhã e de onde partiremos no trem Transsiberiano. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário