quinta-feira, 21 de maio de 2015

Um dia para permanecer para sempre na memória...

21 de maio: São Petersburgo.

Ontem ainda andamos muito. Fomos ao restaurante Gogol, recomendado, mas estava lotado, e só mediante reserva. Procuramos  outro restaurante. Há muitas cafeterias, alguns fastfoods, mas restaurante bom e acessível... Bom, não foi fácil. Muita gente nas ruas e avenidas. As mulheres são mais altas do que imaginava, normalmente maquiadas e vestidas de acordo com a moda. Há muitos estrangeiros, acredito que sejam turistas. É uma torre de Babel. É emocionante andar por ruas e avenidas, passar por prédios já citados em livros do Dostoievski e outros autores, alguns mais recentes. O rio Deva é muito citado em literatura russa. Vê-lo ao vivo e a cores é especial. 
Aqui não escurece nesta época do ano, é como no Alaska. Só não constatei a mesma exuberância do crescimento das plantas de lá. 
Finalmente entramos num restaurante chamado Marketplace. Parece mesmo um mercado, mas é um restaurante de dois andares, muito bem montado, e muito frequentado por jovens. A comida é boa e com um bom preço. É tipo self service, o que é bom porque a gente vê e pode escolher o que comer, uma vez que não há cardápio, e as plaquinhas estão todas em russo, que é uma língua que não dá pra entender, de jeito nenhum. 
Aqui de dia a temperatura é agradável, mas os ambientes muito aquecidos. Pra dormir pra mim é aquecido demais, e neste hotel não tem como adaptar a temperatura ao gosto do fregues. À noite esfria, o vento é gelado. 

Após tomarmos um laudo café, fomos ao Museu Hermitage. E que museu! Que manhã fantástica que passamos lá! O prédio é imponente, e a coleção de quadros exuberante. Velasquez, Rubens, Da Vinci, Rafael, El Grecco, Tintoretto, Rembrandt, Van Dyck,  entre outros. Todos os nomes representativos estão lá. Apreciamos algumas das obras, pois se olhássemos para cada obra exposta por um minuto, ficaríamos no museu por dois anos inteiros. 











Fomos almoçar praticamente no meio da tarde, num restaurante delicioso na dcoração e na comida. Salada, sopa de peixe e caviar, strogonoff e uma sobremesa de frutas vermelhas. Um sr. cardápio. Depois visitamos vários lugares, apesar da chuva e frio que começaram a apertar.

Museu Hermitage
O Museu Hermitage é um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia,oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rioNeva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Neste conjunto o principal é o Palácio do Inverno, que foi residência oficial dos czares quase ininterruptamente desde a sua construção até a queda da monarquia russa. O Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças.



Igreja do Sangue Derramado ( da Ressurreição)
É um dos cartões postais mais bonitos de St. petersburg, toda colorida. Foi construída em 1881 em menória a Alexandre II, onde foi assassinado, no 7. Atentado. Na épica soviētica permanceu fechada e na segunda guerra virou depósito d batatas. 
Após 27 anos de restauração foi reaberta em 1997 e é uma maravilha, com arquitetura barroca e neoclåssica, são 7500 m2 em mosaicos, com ícones de viguras religiosas, mais do que qualquer igreja no mundo. 




A Fortaleza de Pedro e Paulo
A fortaleza de Pedro e Paulo é a cidadela original de St Petersburg. Contém diferentes edifícios memoråveis, entre eles a catedral de Pedro e Paulo, onde estão enterrados os  czares desde Pedro, o Grande a Nicolau e sua família. 
Na catedral, fomos a uma pequena capela. Lá, fomos brindados com um Pai Nosso cantado em russo, por quatro cantores com vozes preciosas, numa acústica magnífica. Fiquei com lágrimas nos olhos, com a alma na mão e as emoções à flor da pele. Muito, muito especial.






Catedral de Santo Isaac
É a mais suntuosa e grandiosa igrejas de St. Petersburg, com 101,5 m de altura, fácil de identificar, com uma grande cúpula dourada. Na decoração empregaram-se 14 tipos de mármore. As colunas são revestidas de malaquita e lápis lazuli. Para dourar a cúpula foram utilizados 100 kg de ouro.  Nesta catedral subimos ontem, os duzentos degraus.



Catedral Kazan
Inspirada no Vaticano, a catedral parece meio perdida. Construída em 1811, foi fechada na revolução para abrigar o Museu da Religião e Ateísmo. Com o fim do Comunismo, foi restaurada e aberta às celebrações religiosas.
Nesta catedral é possível ver o ícone de Nossa Senhora de Kazan ( na igreja ortodoxa as imagens não são estátuas; os ícones são como quadros). 

Teatro Mariinsky
Inaugurado em 1783, teve alterações em 1802'e sua reconstrução o tornou uma das grandes atrações de St. Petersburg. Apósmum incêndio em 1811 foi restaurado e  reaberto em 1818. É lindo! Palco de grandes óperas, concertos e bailes. 

Palácio dos Yusupov
Construído em 1760, o palácio mudou de proprietários várias vezes. Os últimos donos foram os príncipes Yusupov, representantes de uma das mais ricas famílias aristocráticas que tinham parentesco com a família imperial russa, os Romanov. O palácio bem conservado é aberto ao público para apreciar a escadaria de mármore branco e aposentos privados incluindo a sala de bilhar em estilo mudéjar, o salão branco, móveis antigos, obras de Velazuez, entre outros, coleção de numismática, armas, tapeçaria, gobelins, manuscritos de Pushkin, Gogol, etc. No sótão foi assassinado em 1916 o famoso místico Gregório Rasputin, favorito de Alexandra, mulher de Nicolau II.

Palácio de Mármore/Campo de Marte
Fica localizado entre o Campo de Marte e o Cais do Palácio, ao lado do Palácio do Inverno. Foi o primeiro palácio neoclássico da cidade. 

Palácio de Menshikov
Foi um dos primeirosmprédios construído em pedra. Os contemporâneos admiravam a riqueza e o o luxo da decoração da fachada e interiores do palácio. Até hoje no palácio conservaram-se cinco interioresmcom a decoração original da época. Em 1727, depois da prisão de Menshikov começa uma nova etapa na história do palácio. Todos os bens do conde foram confiscados. Depois da revolução socialista de 1917 instalaram-se diferentes instituições militares no palácio. Durante o cerco de Leningrado também instalou-se um hospital. Nos anos 50 do século XX começou a restauração do palácio que durou vários anos. Atualmente o palácio é uma sucursal do museu Hermitage e a sua exposição está dedicada à cultura da Rússia.Há 350 pontes em St. Petersburg. 
Há 150 museus e mais de 100 bibliotecas dão idéia da grandeza cultural da cidade, fora os teatros, casas de shows, etc. 

À noite, fomos fechar o dia com um jantar no Restaurante Gogol. Realmente um dia para ficar na memória. 














 

Um comentário:

  1. Caramba! Que dia recheado! Tenho muita curiosidade de conhece a Russia também e fico tentando identificar nas fotos os monumentos históricos que tanto lemos nos livros rs rs

    ResponderExcluir