quarta-feira, 27 de maio de 2015

Tradições de um povo perseguido...

Turbagatay/Desyatnikovo
 Ulan Ude, a principal cidade da Buryatia é interessante e oferece uma série de opções de passeios. Uma visita à pequena aldeia de Turbagatay, onde há uma oportunidade para visitar com os Velhos Crentes realmente valeu a pena. Os Buryats são o maior grupo minoritário na Rússia (350 mil) . Eles estão principalmente concentrados em sua terra natal - a República da Buryatia . Os antepassados ​​de Buryatia eram mongóis que fizeram a sua casa perto do lago Baikal muito antes de Genghis Khan percorrer a Ásia no século XIII.  Permaneceram na área até hoje. Os Buryat são pessoas que desenvolveram sua própria cultura em que séculos de tradições estão entrelaçados com a realidade de hoje. Depois de 1990, houve um rápido renascimento do xamanismo . Durante a estadia em Buryatia passamos a maior parte do nosso tempo com as pessoas Buryat . Buryats são muito ligados à sua terra natal, o que eles chamam de "totnto". Não é incomum ver pessoas que viveram na cidade durante anos voltar à sua terra natal quando são aposentados, tão forte é a sua conexão.







O encontro com os velhos crentes
Iniciamos a nossa visita àqueles que ficaram conhecidos como os “velhos crentes”. Fomos para a  pequena aldeia de Desyatnikovo, onde tivemos a oportunidade de estar entre eles, conhecer seus costumes e suas tradições. 











Almoçamos com eles, participamos de rituais. Quando recebem uma visita, oferecem um cálice de vodka caseira. A primeira dose é para desejar saúde. Depois vem a segunda dose, para se conhecer. E por fim a terceira dose, para celebrar o amor. Esta terceira dose segue um ritual especial: coloca-se o copo sobre a palma da mão esquerda, bebe-se a dose, emborca-se o copo sobre a mão direita.  

A comida é farta, e tudo é produzido por eles. Não há nada artificial, nem com agrotóxicos. São vários pratos, você tem que experimentar todos. Uma loucura. Já me sinto uma bolinha, porque você os ofende seriamente se não comer tudo. 






Apresentaram músicas, uma dança, e nos vestiram como se fossemos nos casar. Fizeram o ritual conosco, realmente momentos especiais. 











Em 1443, o Czar russo declarou a Igreja Russa independente da ortodoxia Bizantina em Constantinopla, e pouco tempo depois, uma longa era de reformas entre o clero foi iniciada. Muitos crentes que se recusavam a aceitar as novas regras foram chamados de “velhos crentes” (“Old Believers”). Muitos destes, para escapar das perseguições, acabaram fugindo e alguns se estabelecendo na Sibéria, onde rapidamente foram apelidados de “Semeiskie”, termo que significa “Família”.
Depois fomos para Turbagatay, onde visitamos uma igreja e um museu. O padre é um antigo oficial do Regime Soviético. Durante o período do comunismo, não houve permissão para praticar a religião. Muitos religiosos foram encarcerados, fuzilados, igrejas queimadas e as que ficaram transformaram em hospitaid, bibliotecas, museus, depósitos, etc. Este oficial resolveu estudar para padre para ajudar a recuperar a igreja. 

Passamos o dia neste lugar, e foi maravilhoso. Retornamos a Ulan Ude no final de tarde. 







Se alguém pretender conheçer Ulan Ude, aí vai uma dica de guia que fala espanhol:

Um comentário: