terça-feira, 26 de maio de 2015

Nos confins da Sibéria, uma cidade próspera

Ulan-Ude (em russo Улaн-Удэ;em buriácio Улаан-Үдэ; anteriormente Верхнеудинск, Verkhneudinsk) é a capital da República da Buriácia, na Federação Russa, localizada a cerca de cem quilômetros a sudeste do Lago Baikal, no sopé das cordilheiras Khamar-Daban e Khrebet Ulan-Burgasy, próximo à confluência do rio Selenga e seu afluente, o Uda, que divide a cidade em duas partes.Segundo o Censo 2002, 359.391 habitantes viviam em Ulan-Ude, acima dos 351.806 registados em 1989. É a terceira maior cidade da Sibéria Oriental e é servida pelo Aeroporto Ulan-Ude (Mukhino), bem como a um menor Aeroporto Vostochny Airport.Ulan-Ude foi fundada em 1666 pelos russos cossacos. Devido à sua posição geográfica, a cidade cresceu rapidamente e tornou-se um grande centro comercial, conectando a Rússia com a China e a Mongólia. Já a praça Soviética ostenta o maior busto de Vladímir Lênin do mundo, com 13,5 metros de altura e 12 toneladas. O monumento foi digno de nota até no Livro Guinness dos Recorde. 
Ulan Ude tem importante indústria. Vale citar a de construção de helicópteros, que são adquiridos principalmente por países da América Latina. Os pilotos das respectivas regiões são treinados em Ulan Ude. 

A cidade  de Ulan-Ude é uma mistura da herança soviética, budista e ortodoxa, e um lugar onde os costumes dos antigos nômades sobrevivem até hoje.
 Assim como muitas cidades siberianas, Ulan-Ude se desenvolveu nos limites de uma pequena fortaleza - ou “kremlin” -, construída pelos cossacos russos na metade do século 17.




Este é o símbolo de Ulan Ude


A anexação pelo Império Russo da terra correspondente à Buriátia deu origem a um misto de culturas como nunca visto em nenhuma outra parte da Rússia.Todos os que conquistaram essas terras adicionaram algo de sua própria cultura ao caldeirão de Ulan-Ude. Ou, mais precisamente, ao “tunduk” – como é chamada a enorme cuba sobre a fogueira no centro de qualquer “iurt”, a tradicional tenda dos nômades locais.
Os buriatos eram nômades. Inicialmente moravam em tendas ( de verão e de inverno):


Depois, começaram a se habituar aos håbitos russos, mas não quiseram construir casas com cantos, porque acreditavam que os cantos eram habitados por espíritos maus.

Por isso, construíam suas casas de forma redonda. Bem mais tarde adotaram a construção de casas de madeira ao modo russo.






Os estabelecimentos comerciais decorados com madeira entalhada e pedra no centro histórico de Ulan-Ude recriam a atmosfera das confortáveis e prósperas cidades provincianas da Rússia tsarista no século 19.









A principal rua da cidade, originalmente chamada de Tsar Nikolai I e mais tarde rebatizada de rua Lênin, atravessa todo o centro da cidade e liga as duas principais praças, que também remetem ao passado soviético: a praça da Revolução e a Soviética.














A rua termina no reduto local da religião ortodoxa, a Catedral Odiguítrievski. Construída em uma zona com alto risco de abalos sísmicos, a igreja sobreviveu não apenas a duas trocas de sistemas de governo, mas também a dois terremotos. A catedral de Nossa Senhora de Smolensk ( Rússia : Одигитриевский собор) é uma catedral ortodoxa russa no antigo centro da cidade de Ulan Ude , Rússia. É dedicada ao ícone das Theotokos , conhecido em grego como Hodegetria , daí o nome. A construção foi iniciada em 1741 e foi concluída em 1785. Durante  o período soviético, a catedral foi usada como um museu anti-religioso. A catedral foi renovada após a queda da União Soviética .






A dois quarteirões da igreja está a praça Bazaar, onde comerciantes russos negociaram ativamente por mais de cem anos. Hoje, a praça abriga inúmeros cafés e lojas onde se podem encontrar autênticos souvenires da Buriátia, além de ser um excelente local para saborear um almoço leve.

Também visitamos um museu ethno, a céu aberto.







Ivolginsky Datsan
O datsan Ivolguínski é o maior complexo de templos budistas e capital do tradicional monaquismo Sangha na Rússia. O templo foi construído em 1945, período em que floresceu a adversidade religiosa no país, e fica a apenas 40 minutos de carro de Ulan-Ude. Um segundo mosteiro budista está situado dentro dos limites da cidade de Ulan-Ude. O datsan para mulheres Zungon Darjaling é o único mosteiro budista feminino da Rússia. O templo tem relíquias sagradas, como vestígios de sangue e um pedaço do esqueleto de Buda. Para o visitante, a dica é terminar o dia no local mais pitoresco de Ulan-Ude, o monte Lísaia. De lá de cima, pode-se ver a cidade toda, além dos arredores dos rios Selenga e Uda. Na terra onde as tribos da Buriátia costumavam fazer seus rituais pagãos, há hoje o Centro Budista Rimpotche.

Esta é a única foto, pois é proibido fotografar dentro dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário