segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Belfast


Chegamos com o dia nublado, com cara de poucos amigos, de chuva. Munimo-nos de capa e guarda-chuva, e pegamos o shuttle para o centro da cidade, preparados para encarar um dia molhado. Mas qual nada! São Pedro está muito bonzinho, e nos brindou com um lindo dia. Inicialmente achei Belfast meio sem graça, uma cidade pirtuária e industrial. Mas esta má impressão dissipou-se logo, e passei a achar Belfas uma cidade cheia de vida, com construções antigas e modernas convivendo lado a lado, com prédios bem conservados e caindo aos pedaços praticamente lado a lado.



Resolvemos pegar o ônibus vermelho de sightseeing para ter uma noção do todo da cidade. Fomos ao castle, que fica ao pé de uma montanha dentro de um belo parque, com resudências muito lindas. O castle está bem conservado.


Passamos pelo muro que separava a população em católicos e protestantes, palco de sangrentos conflitos, 



e descemos no Titanic Quarter, para visitar o museu com o mesmo nome. Apesar de estranhar tanto estardalhaço em cima de um projeto que literalmente naufragou, o museu é interessante, principalmente para quem se interessa pir construções de navios e questões marítimas. Voltamos para o centro da cidade, e de lá para o navio.






BelfastBelfástia é uma cidade do Reino Unido. É a maior cidade e capital da Irlanda do Norte e da província do Ulster, sendo a segunda maior cidade na ilha da Irlanda. Enquanto a população dentro dos limites da cidade é de cerca de 275.000, cerca de 750.000 pessoas vivem na área da Grande Belfast. Situa-se próxima à foz do rio Lagan. É flanqueada por trechos de montanha nos dois lados.

O nome Belfast tem origem no irlandês Béal Feirste, ou 'boca do Farset' (feirste é o genitivo da palavra fearsaid, "um carretel"), o nome do rio onde a cidade se ergueu. O rio Farset foi tomado pelo rio Lagan, por este ser um rio mais importante. O Farset encontra-se agora canalizado debaixo da rua High Bridge Street indica onde existia antigamente uma ponte sobre o rio Farset.



Belfast testemunhou o pior dos conflitos na Irlanda do Norte. O Acordo da Sexta-feira da Paixão encorajou a reconstrução da cidade em larga escala, tais como a Victoria Square, o Titanic Quarter e Laganside incluindo o novo complexo Odyssey e o ponto de referência Waterfront Hall.

Uma grande parte do centro da cidade é agora somente pedestre. Queen's University of Belfast é a principal universidade de Belfast. A University of Ulster também possui um campus na cidade, concentrando-se em belas-artes e design.


Um comentário:

  1. Acho que pq de uma forma ou de outra o Titanic fez a sua história. Era pra ser uma feliz, mas no final marcou de outra forma. Mas foram ousados na época rsrs To adorando viajar com vcs por aqui Bjs

    ResponderExcluir