sexta-feira, 14 de abril de 2017

Primeiras impressões... Baku, Aberjaizan

Primeiras impressões

Chegamos pontualmente em Baku, às 5:20 da manhã, sem ter pregado o olho um segundo.  A descida e o check out foram rápidos, e fomos tomados pelo primeiro impacto: aeroporto ultra moderno, todo de vidro, com formas onduladas, dando uma sensação de leveza e fluidez. Sals amplas, arejadas, claras, tudo muito limpo. O terminal novo tem 4 anos, o antigo não poderia ser menos impactante: de longe, parece um palácio de arame e vidro, um belíssimo contraste.

Uma leve neblina tomando conta. 

Nosso guia já estava à spero, alto, moreno claro, com grandes olhos redondos, uma simpatia, com ingles fluente, sem nenhum slang. 

O aeroporto fica a 22 km do centro. Larga estrada, perfeita, margeada por muitos condomínios e construções modernas. 

Fomos tomados pelo espanto à medida que nos aproximávamos do centro. Construções modernas, arranha céus imponentes, e as construções da época soviética com fachadas e tetos renovados, dando um ar meio frances ao ambiente. Esta forma de renovação conseguiu minimizar ao máximo o estilo comunista horroroso. 

Depois do check in no hotel, fomos dormir, e somente levantamos três horas e meia mais tarde, para não perder o café da manhã.







O salão do café da manhã lotado. Impossível definir a origem das pessoas. Certamente não eram franceses, alemães, italianos, espanhóis, etc.... uma babel de línguas, o biotipo mais ou menos o mesmo: pessoas claras, estatura média, olhos por vzes cor de aguamarina, quer verde água. Cabelos lisos ou ondulados, claros ou meio escuros. Só vi uma família árabe. Os atendentes, todos com cabelos escuros, olhos predominantemente redondos, invariavelmente simpáticos. 

Saímos do hotel às 13:30, bem mais descansados. 

Andamos muito. Inicialmente pelo waterfront, com um parque muito bonito, depois cruzamos no sentido centro ( aqui quase não há semáforos, a passagem  quase sempre é subterrânea, muito bem cuidada, por sinal).







Andamos pela região de pedestres, muitas lojas, muitos restaurantes e cafés, muitas praças, todas maravilhosas, muita gente, principalmente jovens e mães com suas crianças. 














Estava quente, sentimos calor, mas no final devtarde entrou um vento frio, bem gelado e cortante. 

90% da população é muçulmana étnica, ou seja, nasceram muçulmanos mas não praticam. Todas as religiões são permitidas. 







Percebe-se que há bem estar, há muitos carros, o combustível custa 0,40 dólar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário