sábado, 22 de abril de 2017

Uma manhã de intensa aventura...




O dia amanheceu chuvoso e frio. Mesmo assim, resolvemos subir a uma montanha próxima, com uma igreja no topo. Fizemos parte de carro 4x4, com motorista experiente em montanha em situações adversas, e parte a pé. A estradinha de terra estava escorregadia, com profundos sulcos e sem defensas em ambos os lados. Subimos roda ante roda, devagar e sempre, o carro era valente...no meio do trajeto, começou a nevar e quase no final do trajeto de carro, o carro escorregava de um lado pra outro, ainda bem que o penhasco ficava a uns 100 metros. O último trecho subimos a pé. Estava um frio danado,  a neve e o vento castigavam, pois vinham na horizontal. 













Na igreja, tive que vestir uma espécie de avental para entrar na igreja. Cada uma!  A descida foi mais aventuresca, com neve caindo, com penhascos perigosamente perto, nenhuma proteção, a única confiança era a experiência do motorista.


Passamos pelo vilarejo Gergeti, semi pronto, semi detonado ou semi abandonado, conforme a perspectiva em que se queira ver. Fico impressionada com a falta de senso estético e falta de. Uidado com acabamento. Aliás, é raríssimo ver acabamento. 


Kazbegi National Park está localizado na encosta norte da poderosa área do Cáucaso, e sua área protegida abrange um total de mais de 8.700 hectares. A 5.047 metros acima do nível do mar, Kazbegi Mountain (ou Mkinvartsveri ) é a terceira montanha mais alta da Geórgia, e é cercada por mitos e tradição religiosa.

De acordo com a mitologia grega, como punição para ensinar a humanidade como fazer fogo, o Titã Prometeu foi acorrentado a uma montanha no Cáucaso para toda a eternidade. De acordo com histórias georgianas, eram as encostas geladas de Kazbegi a que foi acorrentado. Prometeu (conhecido como Amirani na Geórgia) foi supostamente preso em uma caverna de 4.000 metros de altura. A caverna, agora chamada Betlemi (Belém), serviu mais tarde como uma habitação para monges ortodoxos, e é dito ter contido muitas relíquias sagradas, incluindo a tenda de Abraão e a manjedoura de Cristo.

Lagos ácidos e carbonatados cercam a montanha, e tremores de terra são bastante freqüentes. Há dois anos atrås teve um terremoto que derrubou parte de um vulcão. Suas pedras rolaram encosta abaixo e obstruìram parte da estrada militar e o rio. O rio subiu e inundou toda a área, provocando enormes estragos. Até hoje a estrada não stá recuperada. Coberto com 135 quilômetros quadrados de geleira, Kazbegi é um ótimo lugar para escalada no gelo e montanhismo. O motorista nos deixou no centro, e Bacchu, nosso motorista habitual, nos esperava para nos levar pela estrada militar até a divisa da Rússia. 








A cidade de Stepantsminda (também chamado Kazbegi) em si é encantadora apesar de bastante detonada. Casas semi prontas, mal acabadas ou abandonadas, ruas con asfalto sofrível, totalmente esburacadas, canalização de gås a céu aberto compõem o cenário. Existem muitas pensões onde os moradores estão felizes em tratá-lo como família, rústico e bonito, com vista para as montanhas.


Depois de retornar da divisa entre Georgia e Russia, fomos almoçar na casa de um casal georgiano. Comparado com outras visitas a locais que fizemos em outros países, achamos esta meio sem graça. O casal não deu as caras, não conversamos com eles, mas a comida estava boa.  O resto do dia é descanso. O tempo firmou, saiu o sol, está bem frio.  


Amanhã inicia nosso último dia, muito intenso, e na madrugada de segunda feira embarcamos de volta para o Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário