sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Quem diria sentir tanto frio no deserto?

19 de setembro de 2014: este foi um dia com um longo trajeto pelo deserto. São somente 550 km, mas a estrada requer cuidados, não é muito fácil trafegar por aqui. Muito sol, muito vento e um frio danado. Nunca estivemos num deserto com tanto fndurante o dia... uma secura imensa... Mas a paisagem inóspita cativa. O deserto chama-se Kyzyl Kum, e é o 4. maior  deserto do mundo. Está localizado na Ásia Central, entre os  rios Amu Darya e Syr Darya. 
Divide-se entre o Cazaquistão, Uzbequistão e o Turcomenistão. 


Paramos proximos do rio Amu Darya. No meio do nada há um banheiro. Você usa, e aí como por um encanto aparece uma pessoa e cobra 1000 su. 

Paramos para almoçar. Zurmad havia levado um lanche bem servido para cada um de nós, e ainda comprou melao e melancia. Nunca na minha vida comi um melao tão doce. Simplesmente delicioso.

É uma área pouco povoada, mesmo que tenham sido construído cidades como Burkhara nele. O território do deserto é rico em recursos naturais e minerais, mas do ponto de vista da natureza  e da vegetação é limitado, bem como há poucas espécies selvagens. A areia do deserto é principalmente avermelhado, e é por isso que o nome Kizilkum em uzbeque significa 'areia vermelha'. O deserto cobre 298 mil quilômetros quadrados. É uma vasta planície a uma altitude de 300 metros acima do nível do mar. O destaque deste deserto é a Reserva Natural de Kyzylkum, na província de Bukhara. Há veados, javalis, águias douradas, faisões e também o grande lagarto do deserto.


No trajeto passamos e paramos no rio Amu Dária, que significa ' mar' ou 'grande rio' . É o rio mais extenso da Asia Central. Muitos dos habitantes da região, assim como a maior parte dos escritos medievais islâmicos referem-se ao Amu Dária como Jayhoun, nome dado a um dos quatro rios do Paraíso. O rio é navegável por mais de 1450 quilômetros, e sua extensão total é de 2400 quilômetros. O uso da água do Amu Dária para projetos de irrigação tem sido um dos principais fatores para a diminuição do Mar de Aral desde o final dos anos 1950.

Chegamos em Bukhara no final de tarde, e estamos hospedados em um hotel bem no centro, o que é ótimo. O hotel é charmoso, nosso quarto é imenso.
Demos uma volta pelo centro. O centro é bem cuidado. Belas construções. 





  

Um comentário:

  1. Uma "laranjinha" 450 cilindradas espanta esta "friaca" bem rapidinho!!!

    ResponderExcluir