sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mongólia: de Gengis Khan à democracia

Chegamos em Ulan Bator um pouco depois do horário previsto. Nosso guia Tuchkin já estava esperando. Levamos um susto quando saímos do trem, pois saímos da Russia com dois vagões e a locomotiva, e chegamos em Ulan Baatar com 20 vagões. Bem que percebi uma movimentação durante a noite a cada parada. Eram os vagões sendo anexados. 
Fomos ao hotel, e depois de um laudo café e banho dormimos algumas horas. Estávamos exaustos. Após o almoço no próprio hotel, fomos ao Museu Nacional, o que foi muito interessante, porque conhecemos as diversas épocas pelas quais passou a Mongólia até os dias atuais. Não fotografamos dentro do museu.


Em seguida subimos a colina Zaisan. Não contei as escadas, mas foram muitas. De lá se tem uma boa vista panorâmica da cidade. 











Ulan Bator translit. Ulaanbaatar é a capital e a maior cidade da Mongólia. Tem cerca de 1,5 milhão de habitantes.  Foi fundada em 1649 e designou-se Urga até 1924. A partir desse ano, a cidade ganhou o nome atual, que significa "herói vermelho", na língua mongol. Localizado no centro-norte da Mongólia, a cidade encontra-se a uma altitude de cerca de 1.600 metros, em um vale no Rio Tuul. É o principal centro econômico, corporativo e cultural do país. Ulan Bator é, ainda, o centro da rede de estradas da Mongólia, sendo servida por um transporte ferroviário extenso, entre os quais a Transiberiana, que a interliga ao sistema ferroviário da Rússia e da China. A cidade é servida também pelo Aeroporto Internacional Chinggis Khaan, o mais movimentado na Mongólia. A cidade foi fundada em 1639, inicialmente como um centro monástico budista móvel (nômade). Em 1778, ela estabeleceu-se definitivamente na sua atual localização, na confluência dos rios Tuul e Selbe. Pouco antes disso, Ulan Bator mudou de localização vinte e oito vezes, com cada local sendo escolhido cerimonialmente. No século XX, Ulan Bator cresceu e tornou-se um importante centro de produção, vindo a ser a capital mongol a partir de 1911.













Possui um rigoroso clima subpolar — ou subártico —, com verões frescos e relativamente chuvosos e invernos longos, secos e gelados. A temperatura média anual de Ulan Bator é de -3 °C, sendo, desta forma, a capital nacional mais fria do mundo. Janeiro é o mês mais frio na cidade, com temperatura média de -22 °C, e o mês mais quente é julho, com média de 16 °C. Apesar de possuir invernos normalmente muito secos, a gélida cidade pode ser atingida eventualmente por violentas tempestades de neve. A temperatura atinge facilmente -30 °C ou -40 °C (com um recorde de -49 °) durante os meses mais frios, e a precipitação média anual é de 365 mm, concentrada principalmente no verão, que já registrou uma temperatura recorde de 38 °C e frequentemente apresenta noites com temperaturas abaixo de 0 °C. A cidade está situada numa zona de solo do tipo permafrost esporádico, o que implica grandes cuidados na construção de edifícios e estradas, sob o risco de afundamento das construções, pelo perigo de rompimentos no solo congelado ou com o degelo deste, nos meses de temperaturas mais elevadas.

O desenvolvimento da Mongólia foi através da cooperação com a União Soviética, que gerou benefícios através da geração de riquezas. A contrapartida foi subjugar o povo ao regime comunista por setenta anos. 

A Mongólia é um país grande com somente 3 milhões de habitantes. Está situada entre a Russia e a China. Depende das boas relações com estes dois países, o que já gerou longos períodos de dependência com a Rússia. A Mongólia não tem expressão internacional e,talvez por isto, tem um imenso orgulho dos seus heróis e das suas vitórias, como Gengis Khan e a vitória na segunda guerra, entre outras. Numa praça está exposto um tanque que entrou em Berlim e depois foi transportado de trem até a Mongólia, e é motivo de orgulho. 







Já era noite quando descemos a colina, e fomos a um restaurante para jantar. Tudo aqui é muito demorado, pois o trânsito é infernal e caótico, as ruas laterais com traçados. Uito irregulares, não é fácil transitar nesta cidade. 

2 comentários:

  1. Pelas fotos as construções me parecem bem modernas... ou será que existe uma mistura?

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  2. O moderno e tradicional parecem se misturar....achei interessante, mas "parece" ser fria, não somente na questão metereológica. Me lembra guerra, repressão, sei lá. É isso Beate??

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