sexta-feira, 14 de abril de 2017

Baku

Entalado na fronteira da Europa e Ásia, é difícil definir qual das duas culturas assenta melhor neste país do Cáucaso. A cosmopolita capital, Baku, vive uma época de explosão, com limusines pelas ruas e arranha-céus a multiplicaram-se, em claro contraste com o seu centro histórico, listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. E não é preciso andar muito de carro para fazer uma viagem no tempo e imergir em aldeias de outras épocas, aquelas em que os rebanhos andavam à solta e as mulheres não saiam de casa.

Baku é uma cidade moderna, viva, elegante (para os padrões orientais ) e ao mesmo tempo com um centro histórico super bem conservado que te faz reviver a época da Rota da Seda no Cáucaso.  







O Azerbaijão não é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, afinal de contas o país não tem uma tradição e nem grandes investimentos na área para atrair turistas, mas isso não significa que as pessoas não possam realmente conhecer o local, principalmente para as pessoas que estão passeando pela região e gostariam de conhecer mais sobre a cidade. Azerbaijão é um dos países que faziam parte da União Soviética, por isso mesmo o turista poderá encontrar muitos elementos na cidade que estejam relacionados a história da Rússia e outros países da região, mas com o tempo o local também acabou desenvolvendo sua própria cultura.

O Azerbaijão está localizado na região do Cáucaso, uma região de montanhas, paisagens secas e muita diversidade de povos e culturas. O Azerbaijão é uma confluência de culturas, e é considerado um país em transição entre o moderno e o novo. Isso se deve porque o Azerbaijão está localizado bem na divisa entre Europa e Ásia, e assim, recebe influências de ambas as regiões. Por isso, o país é bem diverso, mesmo sendo considerado um país extremamente conservador, de religião islâmica.

Pela localização geográfica do País, ele nada mais é do que uma imensa planície, sendo que uma das fronteiras é com o Mar Cáspio, por isso o local teve uma importância histórica para a região porque era por ali que entravam e saiam mercadorias que utilizavam o meio de transporte marítimo. O país também faz fronteiras com uma imensa cadeia de montanhas localizadas ao norte, sendo que estas montanhas tem mais de 4 mil metros sobre o nível do mar. 

O turismo no Azerbaijão passa essencialmente pela capital, a cidade de Baku, um palco de belas paisagens, cercada de lagos e de construções históricas, que preservam a religião daquela região, a muçulmana. Para quem gosta de passeios históricos, Baku é uma excelente opção, e além disso, ela é banhada pelo mar Cáspio, e por isso, sua geografia é recortada, com mares e lagos. O país Azerbaijão é rico em petróleo, portanto, outro passeio muito popular de turismo nesse país é visitar as estações de retirada de petróleo, as petroleiras, que são grandiosas e muito bonitas. 

Em termos de compras o país pode ser um grande atrativo para compra de principalmente três itens: vodka, caviar e matrioskas, sendo que grande parte destes produtos não são taxados, o que torna eles muito mais baratos do que em qualquer outro País. 

Um comentário: