segunda-feira, 17 de abril de 2017

Fogo eterno, templo de fogo, villa petrolea e mais uma torre...último dia em Baku.


Dia de deixar Baku para trás, não sem antes fazer quatro interessantes e importantes visitas. A mais impressionante , sem dúvida, foi a que fizemos a Yanardag, onte há os montes que queimam continuamente, há muitos e muitos e muitos séculos. 

A primeira visita foi à Villa Petrolea, que foi construída pela família Nobel. Reproduzo aqui texto de Anne Thompson, muito elucidativo e que vale a pena ler.

"Villa Petrolea - lar de uma das famílias de petróleo mais antigas do mundo e agora um dos mais novos museus de Baku. Os irmãos Nobel construíram a Villa Petrolea durante o primeiro boom do petróleo de Baku no século XIX. Deixou de ser uma casa de família depois da revolução quando os bolcheviques invadiram Baku, apreenderam os bens da família Nobel e Emanuel Nobel teve que fugir do país. A vila foi várias vezes um quartel do exército, uma casa de crianças, escritórios e, finalmente, caiu em desuso.  Foi criado um fundo em 2004 para restaurar a herança dos Nobel no Azerbaijão. Este patrimônio inclui os tijolos e argamassa da Villa Petrolea, mas muito mais além, incluindo um prêmio bastante diferente – o prêmio Nobel.  


A idéia de restaurar a Villa Petrólea amadureceu ao longo de vários anos, espontaneamente", diz o Dr. Bagirov."Foi assim que aconteceu: conheci o presidente, Ilham Aliyev, em 2002 - naquela época ele era primeiro vice-presidente da Companhia Estatal de Petróleo - e ele me disse que Michael Nobel lhe tinha enviado uma carta. Michael Nobel foi presidente da Sociedade da Família Nobel em Estocolmo. A família estava interessada no que era a vida de seus antepassados ​​em São Petersburgo e no destino da Villa Petrolea, porque Villa Petrolea - a casa da família dos irmãos Nobel em Baku - era como uma relíquia para a família. 


Este contato com Michael Nobel levou à criação do Fundo do Patrimônio Nobel de Baku. Michael é descendente de Ludvig Nobel, cujos irmãos eram Alfred, Robert e Emil. Alfred era um químico e tornou-se famoso como o inventor da dinamite e fundador dos prêmios Nobel. Ele permaneceu solteiro e não teve filhos, enquanto Emil morreu jovem em uma explosão na fábrica de seu pai na Suécia. Ludvig e Robert eram industriais e figuras-chave na indústria de petróleo de Baku e é a partir desses dois irmãos que a família Nobel de hoje são descendentes.



O primeiro projeto do Baku Nobel Heritage Fund foi a restauração da Villa Petrolea. Para ser mais exato, não foi trabalho de restauração, foi obra de reconstrução. 


Naquele tempo, apenas as paredes permaneceram, tudo o mais tinha sido roubado ou destruído. A casa era lar de cães e gatos vadios e os sem-teto. Não havia telhado. Tudo o que conseguimos encontrar foram vigas, a escada de ferro fundido e dois dos três das lareiras original. Mantivemos o exterior como era. Nós o restauramos passo a passo. Trabalhamos nos arquivos e olhamos para fotografias. Levamos dois anos e concluímos o projeto em 2007. Demorou quase um ano para encontrar as exposições. Alguns vieram de colecionadores particulares, antiquários em São Petersburgo e Baku. Outros vieram de Batumi, onde há outra casa Nobel. É também um museu. A arquitetura é semelhante, mas a casa é menor do que Villa Petrolea.  Alguns itens foram dados pela família Nobel e trazidos da Suécia. 


Villa Petrolea é o primeiro museu da família Nobel no mundo, porque existe um museu dedicado apenas a Alfred Nobel, enquanto este museu é dedicado aos outros dois irmãos, e seus descendentes, ou seja, Robert, Ludvig, filho de Ludvig Emanuel, e os outros Nobels. Assim, estamos praticamente restaurando a justiça histórica, porque manter o silêncio sobre os outros irmãos e concentrar-se em Alfred sozinho, não está certo.Nós não somos as únicas pessoas que pensam assim, a família pensa assim também, como fazem os historiadores na Suécia, Rússia e Azerbaijão, porque os irmãos Robert e especialmente Ludvig não foram menos talentosos e bem sucedidos."


Embora fosse Robert e Ludvig Nobel que desempenharam o papel principal no desenvolvimento do petróleo de Baku, Alfred também estava envolvido. Alfred Nobel era acionista da Baku Oil Company dos Nobel Brothers. 


"Nas décadas de 1860 e 70 a extração de petróleo ainda era uma novidade e muitas pessoas não entendiam o valor do petróleo e seu potencial como um recurso ", continua o Dr. Bagirov. "Aqueles que entenderam tentaram ganhar dinheiro com isso. Naquela época, havia um monopólio da indústria petrolífera no Império Russo e Baku não estava se desenvolvendo. O querosene foi importado aqui da América - este era Rockefeller. Embora o óleo fosse produzido industrial primeiramente aqui, em 1848, Pensilvânia nos EUA era o segundo lugar onde a produção começou em 1853. E os americanos eram mais empreendedores e trabalharam rapidamente. Eles começaram a produzir querosene e querosene foi importado para a Rússia. A Rússia era um mercado muito promissor na época, o querosene era usado em lâmpadas e assim por diante. Graças aos esforços de Ludvig Nobel, este monopólio foi liquidado. Através de Mendeleyev ele conseguiu acesso ao czar e o czar tomou a decisão de levantar o monopólio e assinou um decreto especial. O monopólio estava nas mãos de um industrial armênio chamado Mirzoyev, mas foi liquidado em 1873. 


Nessa altura, Robert Nobel viajou para o sul a partir da base industrial dos Nobels em São Petersburgo à procura de madeira para fazer pontas de rifle para a fábrica de armamentos Nobel.Ele foi para Baku e Lankaran, no sul do Azerbaijão, mas escreveu a seu irmão: Este lugar é deserto, eu encontrei madeira, mas também encontrei óleo. Tudo está queimando ao redor de Baku."


"Robert visitou o Atashgah, o Templo do Fogo fora de Baku, e ficou impressionado com isso," diz Bagirov. Foi quando ele teve a idéia de fazer do Atashgah o símbolo da empresa. Escreveu a seu irmão Ludvig, que embora fosse dois anos mais novo era chefe do império industrial do Nobel em St Petersburg.Ludvig, disse-lhe para investir os 2.000 rublos de ouro que ele lhe dera para a madeira e Robert comprou uma pequena refinaria de petróleo e uma pequena parcela de terra onde havia petróleo. Depois disso, Robert veio a Baku apenas uma vez mais porque ele era um pouco exigente e não gostava do deserto, do calor, da umidade. Naquela época, Baku não estava se desenvolvendo por causa do monopólio do petróleo, era o traseiro do além. Só graças a seus esforços, Ludvig e Robert, o primeiro boom do petróleo começou. 


Os primeiros capitalistas apareceram e grande dinheiro veio com eles, trazendo obras-primas arquitetônicas.Tudo o que foi construído durante o primeiro boom de Taghiyev, Asadullayev e outros barões do petróleo, é tudo graças à era do boom do petróleo e muito graças à contribuição dos Nobels. Os irmãos criaram a Baku Nobel Oil Company em 1879. A empresa ficou conhecida como Branobel, uma versão abreviada do nome russo, Bratyev Nobel, que significa Nobel Brothers. Em russo, foi chamado de tovarishchestvo ou parceria, explica Bagirov. Eles não se chamavam homens de negócios puros, capitalistas puros, porque suas vidas mostram que tinham consciência social. Eles deram muito. Eles construíram casas, escolas, hospitais para trabalhadores comuns. Eles foram os primeiros a fazer isso. Ainda é muito raro. Villa Petrólea e todo este parque foram criados em dois anos. 


Os Nobel inventaram o primeiro oleoduto, o primeiro petroleiro, chamado Zoroastro. Graças às suas inovações e à nova tecnologia melhoraram a refinação de petróleo e a Nobel Company foi a única do mundo que foi verticalmente integrada. Isso é quando tudo, desde poços até distribuição, faz parte de uma empresa ", explica o Dr. Bagirov. "Eles tinham um oleoduto, petroleiros, uma refinaria, distribuição. Toda a Rússia e toda a Europa do Sul foram abastecidas a partir daqui. O querosene passou pela Rússia para a Finlândia e a Suécia. O óleo estava aqui, em nenhum outro lugar. Óleo não foi encontrado no Cáucaso do Norte e Tartaristão até o início do século passado.No início do século XX, 50% da extração mundial de petróleo estava centrada em Baku e cerca de 40% pertencia aos Nobels. Os 60% restantes foram divididos entre os Rothschild e os Rockefeller.Eles também eram rivais. Standard Oil de New Jersey, empresa da Rockefeller, foi a maior do mundo, como a ExxonMobil hoje. A Nobel Oil Company foi a segunda maior, 10 milhões de toneladas em 1900, 76 milhões de barris por ano. Os Rothschilds, Shell, foram o terceiro. 


Em 1888 Ludvig morreu em Cannes. Ele tinha morado em Baku, mas infelizmente depois de construir Villa Petrolea em 1884-85, ele estava doente. Ele praticamente se sacrificou para seu trabalho e morreu jovem. Seu filho mais velho se tornou chefe do império do petróleo e da indústria. Não foi muito bem aqui, porque tanto Alfred quanto Robert pensaram que deveriam liderar o império, e não Emanuel, de 29 anos. Mas claramente eles decidiram não desobedecer a vontade de seu irmão, especialmente desde que Ludvig treinou seu filho como seu braço direito.Aos 29 anos, Emanuel tornou-se chefe do império industrial mais poderoso não só na Rússia, mas em todo o mundo. Ele foi apresentado ao czar, recebeu cidadania russa e um passaporte, falava muito bem o russo e poderia até ter se tornado um secretário de Estado por seus serviços à pátria e à indústria. Mas Emanuel preferiu Baku a São Petersburgo, especialmente no início do século XX.Ele estava freqüentemente aqui e o petróleo era agora a parte mais importante do negócio dos Nobels. Havia os armamentos e assim por diante, mas estes eram menos importantes. Em Baku havia uma competição constante, os Rothschilds, Rockefellers, etc., os grandes países estavam aqui, Grã-Bretanha, Pérsia, Rússia. Todos lutavam pelo petróleo de Baku. E Emanuel era praticamente um patriota para Azerbaijan.


Emanuel amava Baku, ele amava Villa Petrolea, porque aqui ele sentiu crescimento. São Petersburgo já era um centro de museus. Tinha seus palácios, sua vida de sociedade, mas tudo isso estava apenas começando em Baku. Os principais anos do boom do petróleo foram 1900, 1905, 1910, quando as casas de luxo enorme, teatros e assim por diante foram construídos. Baku também estava se tornando um centro de entretenimento, uma cidade de prazer e até mesmo de deboche, porque, claro, com o dinheiro veio tudo mais - bens de luxo, carros, roupas, alta moda, senhoras, incluindo senhoras da noite. Emanuel Nobel gostava de visitar seus amigos. Por exemplo, ele iria ver Haji Zeynalabdin Taghiyev que tinha construído um palácio fabuloso que é agora a Academia de Ciências. Taghiyev deu o palácio para sua primeira esposa. Emanuel apaixonou-se pela filha de Taghiyev, Leyla, que era uma beleza oriental. Mas a diferença de idade era muito grande, ele tinha 51 anos na época, ela tinha apenas 21 anos, eu acho, e nada aconteceu.Quem sabe, se a revolução não tivesse acontecido, talvez alguma coisa tivesse acontecido. Emanuel era até certo ponto um romântico, era ingênuo, e perdeu quase tudo, porque ele não acreditava que as pessoas pudessem ser tão destrutivas. Ele não apreciava o que eram os bolcheviques, embora em 1914 já tivesse experimentado para si a doença do bolchevismo.Stalin estava em Baku e liderou agitação trabalhista, sabotagem em empresas e assim por diante.Emanuel escreveu a suas irmãs que ele achava que o senso comum triunfaria e as pessoas não se destruiriam. Ele achava que os trabalhadores eram muito bem pagos para optar pela revolução, enquanto Rothschild e Rockefeller eram o oposto, mais pragmático e cínico. Eles conseguiram vender e sair, mas Emanuel Nobel perdeu tudo. Quando os bolcheviques chegaram ao poder, o império industrial dos nobres foi destruído, tanto em Baku como em São Petersburgo, e todos os campos de petróleo foram expropriados. Qualquer um que tivesse dinheiro foi preso. Os Nobels tentaram atravessar os tribunais e fazer contato com Lenin, mas eles não chegaram a lugar nenhum. Eles ficaram com quase nada - uma casa, e algumas contas menores em bancos ocidentais. 


Emanuel Nobel saiu de Baku em 1919. Ele e o chefe da companhia petrolífera foram salvos pelos trabalhadores, que disseram aos bolcheviques e aos soldados do Exército Vermelho que não os toquem como bons patrões. Eles deixaram o Azerbaijão através do Norte do Cáucaso, através de Yessentuki. De acordo com uma história, Emanuel e o gerente saíram de São Petersburgo vestidos de mulheres e atravessaram a fronteira russo-finlandesa para chegarem à Europa. Outra teoria é que Emanuel de alguma forma conseguiu sair pela Polônia e chegar à Alemanha e foi da Alemanha para Estocolmo. Emanuel não estava quebrado, por mais estranho que possa parecer. Ele continuou sua vida como um bon vivant, algo de playboy. Emanuel tinha muitas namoradas, mas nunca se casou. Ele morreu em 1932, quando ele tinha quase 73 anos, tendo vivido nove anos sem petróleo e seu império de negócios. Todo este tempo ele continuou a lutar e criou uma entente contra a Rússia bolchevique para parar o fornecimento de novas tecnologias e equipamentos."


A restaurada Villa Petrolea foi inaugurada oficialmente em 25 de abril de 2008. A cerimônia contou com a participação de 25 membros da família.


Tyden, atual presidente da Sociedade da Família Nobel, e por um representante especial do Ministério das Relações Exteriores da Suécia. O Dr. Bagirov e uma delegação de 12 membros da família foram recebidos pelo Presidente Aliyev. Durante o encontro, foi acordado que o Fundo do Patrimônio Nobel de Baku trabalharia em vários projetos - o museu, o Prêmio Nobel Emanuel e um projeto para recriar o centro médico criado em Villa Petrolea por Marta Nobel, uma das filhas de Ludvig do seu segundo casamento. Marta era uma famosa médica e filantropa de saúde. 


Outro projeto é fazer um filme, um filme de Hollywood, sobre o petróleo Nobels e Baku. Ainda não existe um script, mas há um esboço. Tanto aconteceu na vida dos Nobres que não deveria ser muito difícil: revolução, expropriação, a batalha pelo petróleo, e assim por diante. Acho que isso vai acontecer muito em breve também.



A segunda visita foi a Yanardag. Azerbaijão, uma pequena nação localizada na encruzilhada da Ásia Ocidental e da Europa Oriental, é conhecida por sua rica cultura e história. O país tem uma cozinha única, monumentos antigos, arquitetura moderna, e vulcões de lama. E o mais conhecido de seus vulcões é Yanar Dag, também conhecido como 'Burning Mountain'. Fiel ao seu nome, a montanha tem sido ardente por tanto tempo como qualquer um pode se lembrar, e o fogo não está mostrando sinais de sair em breve.


Situado na Península de Absheron, a 25 quilômetros a nordeste da capital de Baku, Yanar Dag é uma colina de 116 metros localizada no topo de um bolso de gás natural que constantemente irrompe em chamas. Estas chamas jogam jatos para fora pelo menos três metros para o ar, através de uma camada porosa de arenito. Ao contrário dos outros vulcões de lama do Azerbaijão, Yanar Dag não tem infiltração de lama ou líquido, de modo que o fogo sempre queima.

Uma parede de fogo de 10 metros de comprimento queima continuamente ao longo da borda da colina. O ar em torno desta lareira é sempre grosso com o cheiro de gás. 




Seguimos, então, para a terceira visita, ao Templo do Fogo. Apesar do Azerbaijão ser muçulmano, o mais comprido feriado é dedicado ao zoroastrismo, de 9 dias.


Zoroastro, também chamado Zaratustra, foi um líder religioso que viveu na região onde hoje se localizam o Irã e o Afeganistão. Não existe um consenso sobre em que século teria vivido, porém é provável que tenha vivido por volta do século VII a.C.


Na época, seu povo praticava o politeísmo, cultuando vários deuses relacionados em sua maioria com fenômenos da natureza. Zoroastro também seguia esse tipo de culto. Porém, numa das cerimônias religiosas, teve uma experiência mística que o levou a desenvolver uma religião nova.


Segundo Zoroastro, o mundo teria sido criado por um deus chamado Ahura-Mazda, ou Ormuz. Tal deus teria criado tudo o que há de bom no mundo. Porém tal criação teria sido maculada por um deus chamado Angra Manyu, ou Arihman. Este deus teria criado a dor, a infelicidade e as trevas. O mundo seria então um grande campo de batalha entre as forças de Ahura-Mazda, representadas simbolicamente pela luz e o fogo e as forças de Angra Manyu, representadas pelas trevas. Como Ahura-Mazda é mais forte que Angra Manyu, a vitória final de Ahura-Mazda seria inevitável. Os seres humanos teriam então a missão de acelerar a vitória de Ahura-Mazda através de ações eticamente corretas, como a caridade, a justiça, a verdade, os bons pensamentos e sentimentos. A vitória completa de Ahura-Mazda se daria no final dos tempos, quando então Angra-Manyu seria completamente destruído e o mundo conheceria uma felicidade completa e eterna.


As ideias de Zoroastro foram reunidas no texto sagrado do Zoroastrismo, o Zend-Avesta.

O império Persa, ao emergir como potência no século VI a.C., adotou a doutrina de Zoroastro como sua religião oficial. "Templos do fogo", como eram conhecidos os templos zoroástricos, foram construídos em toda a extensão do império. Também foram construídas torres fúnebres, nas quais os zoroastristas colocavam seus mortos para serem devorados pelas aves carniceiras, de modo que os cadáveres não fossem maculados pela terra, considerada um elemento impuro. 

Os zoroastristas acreditavam na imortalidade da alma, que deixaria o corpo após a morte e seria então julgada por seus atos em vida. Os bons rumariam para o paraíso e os maus para o inferno. No final dos tempos, os bons adquiririam novamente corpos físicos e habitariam para sempre o paraíso na terra. Tal conceito pode ter tido influência na concepção cristã do juízo final e da ressurreição dos mortos. A concepção monoteísta dos judeus, cristãos e muçulmanos pode ter tido origem no culto zoroástrico, que foi um dos primeiros pensamentos monoteístas na história das religiões.


E a última visita foi a mais uma torre, esta restaurada, e foi bico subir as escadas para apreciar o entorno. Realmente bonita, bem restaurada, mas acho que ainda prefiro aquela primeira, toda detonada mas original, apesar de ser um perigo de vida subir até o topo. 












E assim, termina nossa curta temporada no Azerbaijan. Curta, mas extremamente intensa. 

Um comentário:

  1. Estive nos dias 2, 3, 4 de setembro de 2017 sob a guia de Zahir Nabatalyev. Falava um espanhol aportuguesado e corria muito em suas visitas. Gostaria de receber um tour mais devagar e com poucas pessoas

    ResponderExcluir