domingo, 20 de março de 2011

Navegando por águas tranquilas e mares profundamente azuis...

5. ao 10. dia: 17 a 22.03.2011
Dias de navegação. Dias tranqüilos. Dias com opções as mais variadas, desde apresentações de música por quase 24 horas, danças as mais diversas, cinema, shows noturnos, opções variadas de fitness, ou então atividades mais voltadas para o interior, para si mesmo, com leituras, caminhadas, sentar na varanda simplesmente olhando para o mar... a maior parte das pessoas aparentemente necessita do agito, do falar alto e muito, do andar para cá e para lá. Mas sempre há as pessoas que aproveitam a travessia para ficar mais consigo mesmo, para pensar na vida, no que foi e no que está por vir, nos planos ou na ausência dele, nos sucessos e fracassos, no que fez e no que deixou de fazer, no sentido da vida, no seu papel neste mundo, na família, nos amigos...
Em relação ao Mariner of the Seas, tenho alguns comentários a fazer: é um navio muito grande, cabem 3885 pessoas mais 1200 tripulação. É gente até não acabar mais. É a primeira vez que viajo num navio tão grande e confesso que provavelmente será a última. Não é que não esteja gostando da travessia. Gosto, e muito, e isto independe da quantidade de pessoas que me cercam. A minha observação é comparativa. Viajei em outros navios, desde muito pequenos até de porte médio. No Vision of the Seas, viajei duas vezes. E confesso que prefiro mais, pois tem menos gente, os espaços comuns como o lobby são mais amplos e, ao mesmo tempo, mais aconchegantes. O boulevard do Mariner é estreito, à noite é impossível andar. Os espaços comuns do lobby são muitos, sem dúvida, mas todos eles pequenos. Se queremos assistir a uma apresentação de piano ou violino há duas opções: ou se chega bastante antes do horário para conseguir uma poltrona, ou se assiste desconfortavelmente de pé. O mesmo acontece com o cinema. É um espaço muito pequeno para tanta gente.
Outro comentário que quero fazer é em relação aos passageiros. 2800 pessoas neste navio são brasileiras. Há os com muita experiência com viagens, há os com pouca ou nenhuma experiência. Há os que falam alto, os que riem de forma estridente, os que acham que o mundo gira em torno do umbigo deles, os que bebem muito, os que são egoístas, os que são vaidosos, os que são mal educados e desrespeitosos. Infelizmente há um grande número deles a bordo, o que gera constrangimentos e me fazem corar de vergonha. É visível a ascendência da classe C, o que em princípio é louvável. Pena que a ascendência em cultura e educação não acompanhou.  Às vezes, fico realmente morrendo de vergonha quando vejo brasileiros jogando bitucas de cigarro, restos de embalagens no oceano. Apesar dos intensos apelos para proteger o meio ambiente, estes são solenemente ignorados. Talvez não entendam a língua, porque as chamadas são todas em inglês...
É triste ver o quanto nós brasileiros ainda temos que avançar no que concerne à educação. Não basta ter mais dinheiro no bolso. É preciso investir maciçamente em educação e cultura. Do contrário, não adiantará em nada esta ascensão. Ela somente acelerá a destruição.

Aconteceu mais alguma coisa aos meus olhos absurda: estava fazendo minha caminhada matinal habitual, no deck 12 do navio quando, de repente, escuto ecoar o hino nacional brasileiro. Parei, estupefata, e tentei lembrar se era um dia nacional que havia escapado à minha memória. Olhei em volta, todas as outras pessoas continuavam a fazer o que estavam fazendo, olhei para a piscina, e lá vi um grupo de pessoas fazendo hidroginástica, orientados por um instrutor, ao som do hino nacional.
Penso que isto é abominável, pois de todos, brasileiros e estrangeiros, é devido respeito aos símbolos nacionais, de qq país que sejam. No nosso caso, como é que queremos que o respeito e a educação dos brasileiros melhore se os próprios símbolos nacionais são usados indevidamente?

Do dia 19 a 20 de março de 2011 tivemos uma lua cheia belíssima. Muito luminosa, e pelo que o comandante nos informou, é um momento histórico, porque em 20 anos nesta noite a lua esteve mais próxima da terra. A foto foi tirada às 4.33 horas da manhã. A lua estava simplesmente deslumbrante, e eu acordei porque ela estava iluminando o meu rosto. Não resisti, e tirei uma foto.

Um comentário:

  1. É mesmo muito triste o comportamento dos brasileiros em geral. Dá vontade de se enterrar no primeiro buraco! =/

    ResponderExcluir