quinta-feira, 24 de março de 2011

Uipiiii!!!! Terra firme! Um dia em Tenerife.

10. dia 23.03.2011:
Chegamos às 7 horas em Tenerife. Um dia lindo, com um certo friozinho e relativamente pouco vento. Pela primeira vez, tomamos café na cabine, para não experienciar o atropelo de 3000 pessoas querendo tomar café ao mesmo tempo. Acho que foi uma decisão acertada.
Mesmo assim, a saída foi atropelada. Sempre há alguns brasileiros que teimam em passar à frente dos outros, quase atropelando os que deixam para trás. Não adiantou de nada a guia pedir, reiteradamente, que ficassem atrás dela. Duas mulheres, por sinal bastante mal educadas e desrespeitosas, correram para o ônibus e, vejam só, reservaram no mínimo uns dez lugares. Outros passageiros protestaram, mas de nada adiantou. A resposta lacônica foi ‘procurem um lugar atrás’. Deste jeito, nunca podemos esperar por uma melhoria da educação das pessoas, de um modo geral.
Eu participei do tour panorâmico, Karin e Sandro resolveram ficar na cidade para descobri-la a pé. No final das contas, acho que eles estavam certo. A viagem panorâmica não foi lá aquelas coisas. Foi bonito, mas nada especial, e perdemos muito tempo para tomar café, num dos lugares, e depois ficamos uma hora no Porto de La Cruz, supostamente para fazer compras. Tinha uma loja ao lado da outra, mas o atropelo foi grande, e eu me limitei a entrar num supermercado e uma loja de perfumaria para comprar alguns cremes e, depois, fiquei fotografando até a hora de partir. Pedimos para a guia para nos deixar no centro da cidade, mas ela simplesmente nos ignorou e deixou na porta do navio. Para voltar, não havia mais tempo, porque o trajeto até a cidade é longo, e assim voltei para o navio muito antes do previsto. Ainda bem que conheci bem o centro da cidade na travessia que fiz no ano passado porque, do contrário, ficaria bem decepcionada.
E agora, alguns dados referentes a Tenerife, extraídos da Internet e do folheto que recebemos no navio
Tenerife é a maior das sete ilhas das Canárias. Ela encontra-se no Oceano Atlântico, ao largo da costa norte da África e goza de um sol infinito – uma das razões que transformou esta bela ilha num ponto de referência para milhões de turistas.
Tenerife é uma ilha vulcânica esculpida ao longo do tempo por sucessivas erupções, tendo a última sido em início do século XX. O terreno é acidentado, com paisagens deslumbrantes e um clima subtropical com climas variáveis entre os 20 e 22 graus nos meses de inverno e entre 26 e 28 graus no verão.
A magnífica paisagem do Monte Teide, o mais alto pico da Espanha pode ser visto logo na chegada, e no inverno pode estar coberto de neve ao mesmo tempo que o sol brilha na costa. A ilha desenvolveu-se muito na década de 1970. A capital é Santa Cruz, ao norte da ilha.
Atualmente moram 880000 pessoas em Tenerife, e mais de cinco milhões a visitam todos os anos.
Um pouco de história:
Desde a Antiguidade Clássica, as Ilhas Canárias têm sido uma terra lendária. O registro da existência das Canárias pode ser encontrado em ilustres autores gregos, como Homero, Platão e Plutarco. Essas fantásticas ilhas eram conhecidas como Ilhas Afortunadas e permaneceram como um mito e um mistério até o fim da Idade Média.
Acredita-se que os primeiros habitantes, os guanchos, chegaram à região no século I ou II a.C. Eles eram um povo de pele clara, olhos azuis e cabelos longos, descendentes do Homem de Cro-Magnon do Norte da África. Os guanchos moravam em cavernas e, como os egípcios, embalsamavam cuidadosamente seus mortos, possivelmente como um cerimonial de passagem para o outro mundo.
O primeiro visitante europeu foi Lanzarotto Marcello, um navegante genovês que colonizou a Ilha de Lanzarote no início do século XIV.
Com as Canárias sendo o ponto traçado mais a oeste do mapa do mundo, as ilhas se tornaram a última parada para as explorações de Cristóvão Colombo antes de se lançar ao desconhecido. Durante os séculos seguintes, as ilhas passaram a ser uma ponte entre o Velho e o Novo Mundo.
Em meados do século XIX, as Canárias ganharam o status de porto livre, o que reduziu impostos e barreiras alfandegárias. Las Palmas e Tenerife tornaram-se dois dos portos mais movimentados do mundo. Com a introdução do cultivo da banana como um dos principais produtos de exportação e o considerável aumento do turismo, as Canárias continuam a ter uma economia estável.


Um comentário:

  1. ai,Tenerife.Que dia lindo passamos aí.E encontramos o João e a esposa,e comemos Jamon e tomamos cerveja ou foi vinho?Pôr do sol lindo!

    ResponderExcluir