terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Agruras de uma navegadora...

Saímos de Zapala às oito da manhã, com o sol já intenso, um prenúncio do que estava por vir. Zapala é uma cidade feia, suja, mal cuidada, espelho da situação difícil na qual o país se encontra. Inicialmente havíamos pensado em subir ao norte pela ruta 40, margeando os Andes, mas mudamos de idéia e decidimos ir para Nequen e de lá pegar a RN 151 destino San Rafael. A estrada entre Zapala e Nequen estava lotadaça. Nunca vimos tanto trânsito assim na estrada. Exigiu muita perícia e concentração do motorista. Os argentinos são indecisos e lerdos para ultrapassar, acho que é falta de experiência de estrada. E isto tornou o trajeto muito moroso e cansativo. O volume de carros deve ter a ver com a proximidade das festas natalinas e por se tratar de uma das rotas para a região dos lagos.
Chegando em Nequen o que deu trabalho para mim, como navegadora, uma vez que estamos sem GPS, foi a falta de sinalização. Foi um sufoco achar a RN 151. A sinalização é precária ou inexistente, o excesso de veículos na estrada não ajuda, placas mal colocadas não ajudam. Por diversas vezes a placa indicativa vinha depois da entrada. Realmente não entendi a lógica disto... Era ficar o tempo todo com um olho no mapa e com o outro na sinalização precária ou inexistente. Agruras de uma navegadora...





Abastecemos e finalmente entramos na RN 151, uma estrada com muitos retões, bastante tråfego, mas não tanto quano antes. Tem um argentino num carro que não suporta ser ultrapassado, e quando o ultrapassamos fica louco da vida, acelera tudo que pode, nos ultrapassa de novo e aí fica frustrado que não entramos no jogo dele, reduz tanto que chega uma hora que o ultrapassamos de novo e o joguinho começa de novo...ridículo! 
O calor é intenso, o asfalto ferve. 
Durante horas viajamos pelo mesmo cenário desértico. Depois de Santa Isabel, a paisagem mudou um pouco. Mais verde, com muitos arbustos de médio porte, mas sem árvores. Próximo de General Alvear começaram a aparecer canais de irrigação, parreirais e plantações de árvores frutíferas, de longe me pareceram macieiras. As casas mais arrumadinhas, jardinzinhos na frente, tudo mais cuidado. Decidimos ir a San Luis em vez de San Rafael. Queremos comprar vinho, e no Natal fecha tudo. Às 13 horas, tudo fecha e somente reabre às 17 horas. É a famosa siesta. Com este calor, mais do que compreensível, mas é estranho passar por vilarejos e pequenas cidades que parecem abandonadas, as janelas fechadas, sem viva alma.
Nesta viagem também chamou- nos atenção que não há mais restaurantes de beira de estrada que oferecem parilla. Às vezes até tem a propaganda de parilla, como no restaurante ao qual fomos ontem à noite, mas parilla somente há aos domingos, ao meio dia. São hábitos que mudam ao sabor da crise. 
Paramos num posto, e não havia diesel. Tivemos que rodar 190 km para conseguir abastecer. E é difícil fazer pagamentos com cartão. Aceitam somente 'efectivo', e às vezes consegue-se pagar em dólares, a péssimo câmbio.  
Também percebe-se a crise na frota envelhecida e com baixa manutenção de carros. 
A vida aqui não está nada fácil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário