domingo, 14 de dezembro de 2014

Atravessando o celeiro da Argentina

 O pernoite foi em Azul. 





Levantamos cedo. O dia está luminoso, sem uma nuvenzinha no céu. Tomamos café, que nos hotéis na Argentina costumam ser básicos. O hotel Los Tilos é simples, e não é muito limpo. Já no hall de entrada vê-se uma mesinha coberta de pó, que é prenúncio pro resto. Mas é o que tem, e quando se viaja assim é preciso encarar qualquer negócio com bom humor. 
 

Bagagens no carro rumamos para a RN 3. Esta é talvez a rodovia mais comprida da Argentina. Começa em Buenos Aires, vai até Ushuaia. Nunca havia trafegado nesta rodovia, apesar das muitas vezes em que já viajei neste país. Estou encantada. Entre Buenos Aires e Bahía Blanca, muitos trigais, muitos pastos. O gado é gordo. A luminosidade fantástica. Uma viagem e tanto. Os olhos descansam. A alma balança. 
Encontramos muitas colhetadeiras pelo caminho. Hora de colher. Os trigais dourados, prontos para a colheita. Os pastos fartos. Tudo muito lindo, exuberante. 




 



Depois de Bahía Blanca a paisagem muda bastante. Deixamos os campos cultivados e a terra preta fértil para trás e agora há campos com solo arenoso, com um quê de descuidado, e o terreno apresenta leves ondulações. O tráfego é mais intenso, de ambos os lados, intercalado por períodos sem tráfego algum. A estrada continua de boa qualidade. Tivemos que passar por um controle fitosanitário. Não se pode transportar carnes e frutas. Estranho ser impedido de transportar isto dentro de um mesmo país. 


Centenas e centenas de quilômetros através da estepe patagônica. O Estado chama-se Rio Negro. Ainda nào estamos na Patagônia de fato. Mas a paisagem é esta. Um campo s m fim, com plantas rasteiras com muitos espinhos, entrecortado por uma estrada sem fim, parcialmente um grande retão. 










Chegamos às 18 horas em Trelew, e estamos no hotel Galícia. Muito limpo e simpático. O quarto, entretanto, é micro, e só cabe uma mala. Todos os dias os hotéis são uma icógnita e uma surpresa, boa ou ruim. Apesar do quarto minúsculo, este hotel foi a ma boa surpresa.

Um comentário:

  1. Quanto verde no caminho! sempre acho curiosa a mudança de paisagem assim rs muito bonito

    ResponderExcluir