sábado, 13 de dezembro de 2014

Extorsão coletiva? ..... A farsa das multas.... Ou então: a máfia dos faróis

 No terceiro dia entramos na Argentina. Andamos cerca de 200 km, e a polícia nos parou. Estávamos com os faróis desligados. Isto significou parar, descer do carro, ir até a cabine policial, mostrar os documentos, conversar, conversar, conversar. Anotar todos os dados. Uma perda preciosa de tempo, uma vez que havia um longo trajeto de carro pela frente. O calor mormacento não ajuda, e a irritação com nossos hermanos ameaça se instalar. Afinal de contas, custa avisar que na Argentina é obrigatório o uso de faróis na estrada e permitir que sigamos viagem? Tem que fazer esta encenação toda pra mostrar o seu poder?  A Argentina é linda, já viemos para cá inúmeras vezes, gostamos das paisagens, do vinho, da comida, mas a polícia carretera por vezes tira a gente do sério. Haja paciência. O carro esquentando, e nada de nos liberar para continuar viagem.
Esta ' brincadeira'  nos custou 420 reais. Realmente um absurdo total! Não dá pra entender. É dia, não há neblina, dia de sol, como é que uma multa destas pode ser tào salgada? O governo deve estar mesmo muito mal para extorquir dinheiro assim dos seus visitantes. Meus amigos argentinos que me desculpem, mas assim é difícil viajar neste país...






Continuamos viagem. Passamos por um, dois, três controles. No quarto, um policial nos parou. Estávamos tranquilos, não havia nada de errado. Mostramos os documentos. Com ar grave, o policial nos informa que acendêramos os faróis pouco antes do controle e que seria lavrada multa.  COMO ASSIM?
Multa? Mas os faróis estavam acesos! O policial insistiu que estavam apagados. Que havíamos ligado os mesmos quando vimos a polícia. Insistiu. Era a palavra dele contra a nossa. Saīmos do carro, quase nos exasperamos. Nos seguramos para não sermos presos por desacato à autoridade. Como provar que nós estávamos certos? 

Ronald mostrou a multa recém paga. Aí o discurso e o tom do policial mudou. Mandou a gente ir embora, cm a recomendação de mostrarmos a multa sempre que parados peloa polícia. Hein? Como é que é? 
Ficou claro pra gente que fomos vítimas do golpe dos faróis. Provavelmente todos os turistas de uma forma ou de outra tem que pagar uma multa salgada como uma espécie de salvo conduto para trafegar na Argentina.



 







Continuamos viagem. O início da RN 3 estava interditada. Tivemos que dar uma volta. Sem GPS não muito fåcil. Finalmente desembocamos na ruta que leva até Ushuaia. De repente, o tempo fechou, e caiu granizo. Depois, o tempo abriu de novo.
A ruta é bem trafegada, passa por muitos campos,é um trajeto bonito.

Chegamos em Azul por volta das 19 horas. O primeiro hotel estava lotado, no segundo achamos lugar. Hora de tomar banho e relaxar. 

Um comentário:

  1. Caramba, uma baita sacanagem. E fica claro pra nós que é extorsão. Daqui a pouco não vamos mais poder andar na Argentina com placa do Brasil.
    Bjs

    ResponderExcluir