sexta-feira, 18 de março de 2016

Algumas curiosidades

Algumas observações em relação à viagem pelo Irã:

Comida: a base da alimentação é arroz e carne de ovelha. Come-se muito Kebab, de carne, frango, peixe. As verduras são basicamente tomate, pepino, espinafre, beringela, e usam-se muitos temperos, entre os quais o açafrão, muito utilizado na culinária local. Via de regra como entrada trazem pão, tipo sírio, queijo de ovelha com nozes, e uma sestinha de temperos. Você parte o pão, põe queijo e temperos, dobra e come. Uma delícia!  O sorvete é excepcionalmente bom! O queijo normalmente é de ovelha. Come-se grãos e nozes. 




Transporte

As estradas são todas excelentes! Normalmente de duas a três pistas. Mesmo as avenidas nas cidades são largas, bem conservadas. Há poucos semáforos. Existem passagens de pedestres (zebras), normalmente ignoradas, e as pessoas arriscam-se por entre os carros. Uma loucura! Há metro, mas achei que há poucas linhas de ônibus. Buzina-se muito! Há muitos, muitos, muitos carros. Os engarrafamentos são constantes. Para atravessar uma avenida de carro, é preciso usar a técnica do sala inho: avança-se de 10 em 10 centímetros, até o motorista que. Ier da outra direção resolver dar passagem, ou até interromper o fluxo contrário de vez. O combustível é barato, U$ 0,30. Nas cidades, a velocidade permitida é em torno de 50 km horários. 

As pessoas
Em outro post já falei disto. São muito simpáticas, gentis, curiosas. Abordam vc para saber como está, se está gostando do Irã. Os homens vestem-se via de regra à moda ocidental, usam barba, mas mal aparada. Não vi salão de beleza para mulheres, somente para homens. As mulheres tem uma queda para roupas ocidentais, mas sempre cobertas com longos encharpes ou véus. Muitas ainda usam o preto tradicional. Calças compridas e túnicas estão na moda. Maquiam-se muito. 

Temperatura
Nesta época do ano, muito agradável. De dia, em torno de 20-22 graus, à noite cai para 10-14 graus. Quase sempre sol. De vez em quando venta. Ontem ventou demais, um vento gelado e cortante. Os melhores meses para visitar o Irã são os meses março e abril.

Religião
Os iranianos são xiitas, e se consideram menos radicais que os sunitas. Como dizem, são da paz! Há mesquitas, e os minaretes tocam. Eu somente os ouvi duas vezes por dia, ao rair e ao por do sol. O comércio não para para que os homens possam rezar, nem vi ninguém sobre o seuntapete, mas encontra-se um taletinho nos quartos de hotel. 
O ano novo é festejado em 20 de março. Encontra-se uma decoração típica nos saguões dos hotéis e em outros estabelecimentos. Viaja-se muito no ano novo, as estradas estão lotadas. 


Nosso guia e nosso motorista.
O guia chama-se Arman. É jovem, fez a faculdade de turismo e inglês. Fala fluentemente inglês, e de uma forma muito clara. Tem um bom conhecimento da história e cultura iraniana, mas basicamente limita-se a dar informações quando fazemos uma visitação. Conversas fora do roteiro são raras. O motorista chama-se Kukosch. Também fala fluentemente inglês em diferentemente do guia, procura conversar sempre que possível, interessa-se por tudo, por outras culturas, e tem um interesse especial por motos e, claro, encontrou um ótimo interlocutor em Ronald.


Nenhum comentário:

Postar um comentário