segunda-feira, 7 de março de 2016

ODISSÉIA IRÃ


Roteiro:
1.  Dia: chegada a Teerã via TK872 de Istanbul às 4;15 da madrugada. É um feriado no Irã dedicado à Fatima, filha do Mohamed. Tudo fechado. À tarde está previsto um passeio a pé no Lahe Park, que é o parke maior dentre os 800 existente na cidade Teerã. Fica ao lado do Carpet Museum. Faremos uma visita panorâmica ao distrito estudantil de Teerã, e veremos o lado de fora do City Theater. Visitaremos o Abo Atash e a Nature Bridge. Ficaremos no Espinas Hotel. Não poderemos ir à sauna ou à piscina juntos, porque os horários são diferentes para homens e mulheres. Cacilda!
2. Dia : Basicamente visitaremos a cidade do Teerã, que se tornou capital da Pérsia em 1789 e passou por um grande processo de modernização em 1920. Há muitos museus, mesquitas, minaretes, restaurantes, casas de chá e bazares. Visitaremos várias atrações consideradas expressivas, entre as quais o Gulestan Palace e o fabuloso Crown Jewels. O Gulestan Palace é o monumento histórico mais antigo de Teerã e está inscrito na UNESCO World Heritage List. Também visitaremos o Grand Bazaar. Na lista das atrações a visitar, também está o museu arqueológico.  Creio que depois deste intenso dia, cairemos exaustos na cama.
3. Dia: De dia, mais algumas visitas, no final de tarde vôo de Teerã para Shiraz. Iniciaremos as visitas com o As’ad Abad Palace, que foi a residência da família real do Irã. Tenho uma curiosidade muito grande, e o meu imaginário vai às alturas, pois desde criança tenho uma ligação imaginária muito grande com a família real. Em 1960 estive com meus pais na Alemanha, e vi o Shá Reza Pahlavi e a então imperatriz Soraya numa apresentação medieval, se não me engano em Rothenburg. Fiquei muito agitada com o fato de ter visto uma imperatriz ao vivo e a cores. Meus sonhos eram permeados por este casal e família, e passei a devorar todas as informações sobre a mesma. Minha mãe tinha umas amigas que recebiam revistas de fofocas da Alemanha e as repassavam para minha mãe. Eram informações sobre reis e rainhas, que nos anos 50-60 ainda havia uma porção. Lia estas revistas escondida, e ‘viajava’ nas informações. Sabia tudo sobre o Reza Pahlavi e a Soraya. Fiquei penalizada e até chorei quando o imperador se separou da esposa em função do fato dela não poder ter filhos. Depois acompanhei, de longe, o casamento com Farah Diba. De novo, lia tudo que caía nas minhas mãos. Achava as histórias fascinantes. E agora, já na terceira idade, conhecerei os aposentos da família. Meu lado criança dá pulos de satisfação! Visitaremos o Carpet Museum, o maior museu do Teerã, com dizem seus maravilhosos tapetes.  Seguiremos para o Aeroporto e no caminho veremos o Azadi Tower. Mas não entraremos nele, não teremos tempo para isto.  Voaremos com a WE5 1087 para Shirza, onde chegaremos às 21 horas. Em Shiraz ficaremos no Homa Hotel-Shiraz.
4.Dia: a cidade de Shiraz remonta a 2500 anos. É a capital da província de Fars  e falam Farsi. No período medieval, foi a mais importante cidade e capital durante várias dinastias. Dizem ser uma cidade poética, com jardins luxuosos e arquitetura extravagante.  É a cidade favorita de muitos viajantes. No quarto dia, visitaremos a City of Roses and Nightingales. Iremos ao Eram Garden, que faz parte da lista da Unesco desde 2011. Dizem que é lindo. Também visitaremos o Narenjestan Garden, com suas avenidas ladeadas de cyprestes encantadoras.  Passaremos pelo Naranjestan Ghavam Museus, um exemplo de arquitetura clássico do século 19. Visitaremos a mesquita Nasir-ol-Molk, construída em 1876. Uma explosão de cores e um exemplo perfeito da arquitetura em Shiraz.  O Vakil Bazaar está nos planos, construído no século 11, e seguiremos para a Tombo f Hafez, o poeta favorita do Irã.
5.Dia: neste dia iremos às ruínas de Persepolis. Um dia de pura história. Escreverei sobre Persepolis no meu blog.  Mais tumbas no programa, como gostam de mostrar tumbas prá gente, impressionante! Desta vez é o Naghsh-e Rostam. Ainda preciso pesquisar sobre ele. Retornamos a Shiraz à noite.
6. Dia: seguimos para a magnífica cidade de Yazd, com uma parada em Pasargada. Vou embora para Pasargada, serei amiga do rei. Mas lá não tem rei, e Pasargada são ruínas. Não importa. Pasargada é Pasargada, não é.  Foi a primeira capital do período Achaemenid, no século 6. Pasargada também faz parte da UNESCO World Heritage Site, desde 2004. Em Yazd ficaremos no hotel Moshir Garden, em antigo estilo ersa e um belo jardim verde.
7. Dia: por Yazd passavam as caravanas que viajavam pela Rota da Seda. Mais um pedacinho da rota a conhecer. Um pedaço conhecemos na Turquia, depois na China, e no Uzbequistão e agora no Irã. Marco Polo falava que Yazd é uma boa e nobre cidade. Foi fundada no 5. Século antes de Cristo. Tem uma tradição zoroastra. Visitaremos a mesquita de 6. Feira, do século 12. É uma das mais bem preservadas mesquitas. Visitaremos o templo de fogo com sua chama eterna, dizem que desde 470 antes de Cristo. Depois iremos à torre do silêncio, onde se praticava a tradição zoroastra até o século xx. Conheceremos alguns prédios com arquitetura característica e claro, mais um bazaar estará na rota de caminhadas. Finalizaremos com a apreciação da fachada do Amir Chakmaq Complex no centro de Yazd, iluminado à noite.
8. Dia: partida para a última cidade do roteiro: Isfahan e ficaremos no Kowsar Hotel.
9. Dia: Visita à Isfahan, que dizem ser a cidade mais linda do Irã. Também esta cidade faz parte do UNESCO World Heritage Site. Conheceremos o Ali-Qapu Palace, o Imam Mosque, o Sheikh Lotfollah Mosque, a Friday Posque e o lindo Ali Minaret. No roteiro também está o Chehel Sotun Palace, construído em 1647. E mais uma vez, o bazaar.
10. Dia : continuaremos explorando Isfahan. Armenian Quarter, Vank Cathedral, Monar Jonban estão na lista de visitas.
11. Dia: acabou-se o que era doce. Sairemos com a TK893 às 5:35, viajaremos até Istanbul e, de lá, para São Paulo.
Deu prá dar um gostinho do que nos espera? Espero que sim! Tenho certeza que será uma viagem muito especial, e que tudo irá correr bem. Algumas pessoas expressam sua preocupação de estarmos indo para o Irã. Bombas, terrorismo, etc. Mas no Irã, por ora, está tudo calmo, e será interessante observar um pouquinho que seja um país que acaba de sair do embargo econômico, em vias de crescer, e muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário