quarta-feira, 23 de março de 2016

Yazd, onde o zoroastrismo deixou marcas...

-Yazd fica na região central do Irã e, com mais de 7.000 anos, disputa com outras cidades do Oriente Médio o título de cidade continuamente habitada mais antiga do mundo.
Os seus pontos de maior interesse são, além da cidade antiga (um labirinto de ruelas, com casas construídas com adobe), as impressionantes Torres do Silêncio e o Templo do Fogo, ambos relacionados com o Zoroastrismo, a principal religião do local até a chegada do Islamismo. Atualmente, estima-se que o Zoroastrismo ainda possua 150 mil seguidores espalhados pelo mundo - incluindo a família de Freddie Mercury, ex-vocalista do Queen.

Os zoroastristas acreditam na pureza de todos os elementos e, por isso, não enterram os corpos dos mortos, nem os cremam, pois isso poluiria o ar e a terra. Para tanto, no passado construíram torres, as Torres do Silêncio e, em seu centro, depositavam os corpos, para que a carne fosse devorada pelos abutres.

Yazd  é capital da província iraniana do mesmo nome. Estimativas de 2009 apontam que a cidade é a décima sexta cidade mais populosa do Irã com 454 mil habitantes.
Yazd é uma cidade no Irã conhecida por suas fortes tradições até hoje. Tem muitas fontes, tanto dentro quanto fora de casa, e há muitos canteiros de flores.






A mesquita de Sexta-feira  é deslumbrante (Jame Mosque). Tive que me cobrir com mais um véu enorme, e descobri que com o tempo ele pesa à beça na cabeça. Este olhar masculino para uma suposta subserviência da mulher me incomoda. A mulher é publicamente ignorada, aqui entreanto já pode dirigir. Quando fiz um comentário de como desfazer um nó no trânsito(três motoristas emperraram num cruzamento de três vielas, o guia me deu uma chamada: mulher nào se envolve, não dá palpite, não resolve. Me calei frente à minha própria insignificância....









 A cidade conta com a torre do silêncio e templo de fogo, que são demonstrações da mais que antiga e milenar religião zoroastra, que teria influenciado as religiões do Povo do Livro (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo), segundo alguns. 
A torre do silêncio é o local onde os zoroastras enterravam os mortes até meados da Revolução Islâmica no Irã, 1979,  mas por desculpas ou medidas sanitárias as práticas fúnebres dos zoroastras foram proibidas. Contudo, há ainda vários representantes dessa religião tanto no Irã, onde ela é muito respeitada apesar do Islã, mesmo porque ela faz parte da cultura  tradicional persa.





Conforme a lenda o fogo que aqui reluz é milenar (1500 anos) e teria vindo direto do Deus Ahuda Mazda.



Anteriormente à chegada do islã à Pérsia, surgiu ali, das pregações do profeta Zoroastro (também conhecido como Zaratustra), uma das mais antigas religiões monoteístas do mundo, o zoroastrismo. Baseada em teologia complexa e princípios simples, que pregam bons pensamentos, bom discurso e boas ações, tornou-se a crença dos lendários reis Dario e Ciro, que agradeciam ao deus da luz, Ahura Mazda, suas vitórias.

Também visitamos a parte antiga da cidade, com suas casas de adobe.







O trânsito, como smpre, infernal, mas hoje pior, pois é vespera de ano novo. O novo ano rompe amanhà, 20/3/2016, às 8 horas da manhã.

Muito comércio de rua, vende-se de tudo.




A visita mais i pressionante foi ao Museu de Água. Quando o Brasil ainda nem tinha sido descoberto, aqui já se construíam represas e canais subterrâneos com fantástica engenharia.



Terminamos as visitas com uma ida ao parque, por sinal muito bonito.







Para quem imagina que Yazd e sua antiga religião estão perdidos no tempo, vale lembrar que os zoroastristas defendem a igualdade entre os sexos, a preservação da natureza e a proteção aos animais e condenam qualquer tipo de opressão. Assim falou Zaratustra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário