quinta-feira, 17 de março de 2016

Persepolis - ruínas que contam ma longa história...

Saímos cedo para Persepolis. Sol radiante, estrada excelente, tudo de bom! Levamos um pouco menos de uma hora para chegar. 






Pouco visitado por estrangeiros nos dias de hoje, o mais impressionante e famoso sítio arqueológico da Pérsia é motivo de orgulho para os iranianos.


 
O peso de mais de 2.500 anos de história pode ser sentido pelo visitante logo ao subir as escadarias de acesso. O complexo de palácios construído pelo imperador Dario 1º em 518 a.C tornou-se famoso pela grandeza e pelas inúmeras visitas nobres que recebeu ao longo da história dos persas.


Egípcios, sírios, babilônios e etíopes estiveram na cidade, que, em seu esplendor, era coberta de ouro e de metais preciosos. Sua construção teria começado em 516 a.C. e demorado 120 anos para ser completada.

Servia de capital a um império que cobria uma vasta região que ia da Índia ao Egito. A destruição da cidade ocorreu em 331 a.C sob as forças do conquistador Alexandre, o Grande, que pôs fim ao império persa no processo de expansão de seu próprio reino.


Abandonada, Persépolis acabou coberta de areia. Apenas em 1930 as ruínas foram redescobertas e examinadas, mas em pouco lembravam o esplendor de seus tempos gloriosos.

Enquanto esteve à mercê do tempo, sofreu com o roubo dos saqueadores e o descaso das autoridades. Nos últimos séculos, expedições militares inglesas e francesas também deixaram suas marcas em forma de inscrições nas paredes.

Do que ficou em pé, o portão de Xerxes é uma das atrações principais. Suas duas gigantescas colunas, adornadas com seres alados meio homem, meio touro, esculpidos na pedra, serviam para sustentar uma imensa porta de madeira que não existe mais. Hoje restam apenas os blocos de pedra, mais resistentes e difíceis de carregar pelos saqueadores. Do palácio central, também conhecido como Se-Darvaze, sobraram os muros em que estão descritas cenas de representantes de povos estrangeiros trazendo suas oferendas aos imperadores persas.



Persépolis fica 70 km ao norte da cidade de Shiraz, ao sul do Irã. Em menos de uma hora de carro, percorre-se um fantástico cenário de deserto até a entrada da antiga capital. No caminho, vale conhecer as impressionantes tumbas dos imperadores Dario e de seu filho Xerxes. Encravadas na pedra, a quase dez metros do chão, são emolduradas por entalhes que mostram cenas de batalha e conquistas históricas. 



Outra cidade importante da antigüidade persa, Pasárgada, foi completamente destruída. Algumas poucas ruínas, incluindo as da tumba de Ciro, o Grande, podem ser vistas 60 km ao norte de Persépolis. Para Pasárgada iremos amanhã.

Persépolis foi a capital do Irã (conhecida também como Pérsia). Hoje são algumas ruínas após a invasão dos iraquianos na Guerra do Golfo. A cidade foi popularizada pelo filme Senhor dos Anéis, como a cidade dos Orcs.

A partir de 522 a.c., foi a capital do Império Aquemênida, que na Antigüidade dominou a região do Oriente Médio. A cidade de Persépolis localizava-se no atual Irã, e foi a capital religiosa dos Aqueménidas.

Quando Alexandre III da Macedônia invadiu o Império Persa, permaneceu algum tempo na capital imperial. Um incêndio no palácio oriental de Xerxes se alastrou por toda a cidade, destruindo-a parcialmente. Há duas hipóteses sobre a origem do incêndio: uma vingança de Alexandre pelo incêndio da Acrópole, ordenado por Xerxes durante a segunda guerra persa, ou um acidente provocado por Alexandre e seus generais durante uma bebedeira.

Em 1931, foram encontradas ruínas de um enorme palácio. Especialistas dizem que ele tinha uma avançada arquitetura.

Devido a esta descoberta Persépolis passou a ser um importante sítio arqueológico do Império Persa, onde foi encontrada uma enorme variedade de artefatos, principalmente em cerâmica e grandiosas ruínas.

Persépolis foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979.

Retornamos no início da tarde. Um belo passeio. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário