segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Uma região árida, sem insetos, sem pássaros, e mesmo assim há vida...

Hoje deve ser o último dia nas estepes patagônicas. Mais uma vez, o trajeto será longo, beirando os 1000 km. Saímos de Trelew em direção a Comodoro Rivadavia. 




Mais ou menos 250 km numa região totalmente plana, desprovida de insetos, de pássaros. As plantas rasteiras e espinhosas. Somente à beira da rodovia havia flores, presume-se que a humidade dos escapamentos dos veículos possibilite as flores crescerem e proliferarem. 


De resto, uma paisagem desoladora e espinhenta. 






Um pouco antes de Comodoro Rivadavia, passamos por uma serra e vislumbramos o mar. Em Rivadavia abastecemos e continuamos viagem, até Caleta Olivia pela orla, depois uma serra, e em seguida novo imenso retão rumo a Puerto San Julián. 

O trajeto não mudou. Ora arbustos, ora gramínea, ora retões, ora pequenas serras. Em Piedra Buena resolvemos nos informar sobre caminhos alternativos para El Calafate. Queríamos estrada de terra, queríamos um pouco mais de emoção. Nos indicaram a ruta 9, são 291 km até El Calafate, sem chance de hotel pelo caminho. São 16 horas, e escurece tarde. Boas chances de chegar no destino. E lá vamos nós!




O vento está muito forte, é preciso cuidado, por vezes chega a empurrar o carro para fora da estrada.







A viagem pela ruta 9 foi maravilhosa. Estrada de terra que não deu maior trabalho, a tração nas quatro segurou bem. Paisagem monocromática iluminada pelo sol - uma imagem deslumbrante. Nossa companhia durante a viagem foram muitas ovelhas, muitos muitos guanacos e até um tatu bola.  Este trecho até Calafate - não tem preço.
Chegamos em Calafate às 19  horas. Acabamos rodando mais de 1000 km, talvez hoje tenha sido o trecho quilometricamente falando mais longo. De casa em São Paulo até aqui foram 5 mil quilômetros.

 




Um comentário:

  1. Uma paisagem inspiradora e o mar dá um ar especial depois de tanta vegetação rasteira rs rs

    ResponderExcluir