Doha em árabe الدوحة, ad-Dawḥa ou ad-Doha, literalmente: "a árvore grande" é a maior cidade do Qatar. Localizado no Golfo Pérsico a cidade possuia 998.651 habitantes em 2008. É a maior cidade do Qatar concentrando cerca de 80% da população.
Doha também é a capital do país, que é governado por Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani. Doha também é sede da Casa da Educação , uma área destinada a edu1cação, além de ter sido escolhida como uma das sede dos Copa do Mundo FIFA de 2022.
História
Em 1825, a cidade de Doha foi fundada sob o nome de Al-Bida. O nome "Doha" veio do árabe ad-dawha ", a árvore grande." A referência é a uma árvore de destaque que devem ter permanecido no local onde a vila de pescadores original surgiu, na costa oriental da península de Qatar. Ou poderia ter sido derivado de "dohat" - árabe para baía ou golfo - referindo-se à área da baía de Doha.
Em 1825, durante a guerra entre Qatar e Bahrain , Doha tinham sido severamente danificado e Abu Dhabi estava ajudando Bahrain. Em 1882, construiu a fortaleza Al Rayyan Al Wajbah, no sudoeste de Doha. No ano seguinte, Sheikh Qassim liderou um exército do Qatar para a vitória contra os otomanos . A cidade foi feita capital da British protetorado do Qatar em 1916. A nação se tornou independente em 1971. Ainda assim, no início do século 20, grande parte da economia do Qatar dependia da pesca e pérolas, e Doha tinha cerca de 350 barcos de pérolas. No entanto, após a introdução das pérolas cultivadas japoneses na década de 1930, toda a região, incluindo a cidade de Doha, sofreu uma grande depressão e Qatar foi mergulhado na pobreza. Isso durou até que no final de 1930, quando o óleo foi descoberto. No entanto, a exploração e exportação foi interrompida devido à segunda guerra mundial. Hoje, a nação como um todo produz mais de 800 mil barris de petróleo por dia. Em 1969 foi aberta a Casa do Governo. Hoje ela é considerada o marco mais importante do Qatar.
Edifícios na época eram casas simples de um ou dois quartos, construídas de pedra, lama e coral. No entanto, o emires do Qatar não demoraram a explorar a riqueza recém-descoberta, e áreas de favelas foram rapidamente derrubadas e substituídas por prédios modernos. Como com outros países na região, nesta corrida para a modernização tanto do patrimônio do país foi perdido, e em Doha agora há apenas uma torre eólica, único remanescente. Doha foi uma porta de alguma importância local. No entanto, aa águas rasas da baía impediam navios maiores de entrar no porto até a década de 1970, quando o seu porto de águas profundas foi concluída. Mais alterações seguiram com recuperação de terras extensas.
Em 1973 foi aberta a Universidade de Qatar e, em 1975, o Museu Nacional do Qatar que foi originalmente o palácio do governante . A Al Jazeera, canal de TV em árabe via satélite começou a transmitir a partir de Doha em 1996. Sheikh Hamad Bin Khalifa Al-Thani atualmente dita as regras no que alguns consideram ser a cidade mais bela do Catar.
Em 2010, Qatar tinha uma população de 1.696.563, tornando-o um dos países de mais rápido desenvolvimento do mundo.
O que nos impressionou é que vão derrubar toda a cidade antiga para dar lugar a construções moderníssimas até a Copa do Mundo.
Acordamos às 8.20, meio sonados. Hoje de manhã, faremos um tour com táxi pela cidade, compraremos água e visitaremos o museu. Hoje à tarde faremos o safari com jantar no deserto.
O calor é escaldante: 42 graus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário