sábado, 4 de janeiro de 2014

Quarto dia: de Rotorua a Queenstown. Último dia do ano 2013, 15 horas na frente do Brasil…


Quarto dia: de Rotorua a Queenstown. Último dia do ano 2013, 15 horas na frente do Brasil…

Mais uma vez tivemos que levantar cedo, pois o voo parte às 9:10 da manhã. Como sempre, um laudo café da manhã, e o motorista já chegou para nos levar ao aeroporto. O aeroporto é pequenininho e gracioso. Fizemos o check in e, em seguida, descobrimos que havia wifi free. Que felicidade! Consegui fazer o post dos três textos que escrevi, e ainda colocar algumas fotos no primeiro texto.
O aviã é pequenininho, mesmo a bagagem de mão teve que ser despachada. Mas surpreendentemente o espaço entre as poltronas é até razoável. A companhia é a New Zealand. O tempo inteiro tínhamos vista da terra, o que foi fantástico. 


Queenstown é o paraíso para os fãs de turismo de aventura. A capital mundial dos esportes radicais fica na Ilha Sul da Nova Zelândia, às margens do enorme Lago Wakatipu, com as montanhas Ramarkable delimitando o horizonte.






Anualmente, a cidade neozelandesa recebe milhares de jovens mochileiros em busca de emoção e muita adrenalina, além de amantes da natureza que encontram em Queenstown um dos cenários mais lindos do planeta.
Um dos locais onde a trilogia "O Senhor dos Anéis" foi filmada foi o Rio Kawarau, também palco do bungee jump mais antigo do mundo. Além destas atrações o turista e estudante encontram diversas atividades como jetboats, bungy jump, skiing, river surfing, sky diving, mountain biking, paragliding, entre outros.
Queenstown é conhecida nos quatro cantos do mundo como a capital mundial dos esportes radicais, e é um dos "Top" destinos turísticos na Nova Zelândia, na Ilha do Sul. Faz jus ao nome, pois só uma cidade da rainha poderia ser tão bela. Queenstown fica às margens de um lago cristalino, rodeado por montanhas altas que compõe uma paisagem de sonhos. Além de simpática e pequena, a cidade é silenciosa com discreto movimento de veículos nas ruas, sendo que se pode facilmente andar a pé toda sua extensão. A população fixa é de somente 9 mil habitantes, mas é agraciada com uma verdadeira invasão anual de turistas, que chega a dobrar o movimento na cidade. Não faltam atrativos e coisas para fazer em Queenstown.
A cidade em si é um atrativo, com ruas reservadas só para pedestres e construções restauradas do século passado. Um mundo de lojinhas de souvenir, vendem de tudo, como vários artefatos de lã e também em madeira, deliciosos tipos de mel além de Arte Maori. Na rua que margeia o lago, cafés oferecem bebidas e comidas típicas da NZ, como por exemplo, Costela de Carneiro com 3 vegetais, (Rack of Lamb with Vegies) além de ótima carta de vinhos e cervejas. Por ser área altamente turística, os preços são igualmente turísticos, mas facilmente digeridos com a bela vista do lago. Para os contidos, os restaurantes e take-aways fora da orla têm cardápios mais em conta, normalmente com comida asiática. Também na orla, um cais com barcos, lanchas, e outras trapizongas inventadas pelos Kiwis, oferecem diversos tipos de tours aquáticos para todos os gostos. Desde contemplativos, até do tipo que o coração sai pela boca. A algumas quadras para dentro, na base do morro, um teleférico  levará até o topo, onde pode-se vislumbrar a cidade e imediações com olhos de águia.
As Montanhas opostas à cidade são chamadas de "Remarkables", pois é impossível não vê-las. Durante os meses de Inverno (Junho/Outubro) esses paredões rochosos cobertos de neve, transformam-se numa das mais concorridas Estações de Esqui da Nova Zelândia. Shows de música rolam nesse período inundando a cidade de turistas e atividades. Em julho, competições e festivais acontecem tanto na cidade quanto em cima da montanha, e prosseguem até tarde da noite, com auxílio de tochas e luzes colocadas ao longo do trajeto.





Esportes Radicais fizeram a fama da cidade, e podem ser encontrados em quase todas as esquinas e boas casas do ramo. O destemido turista poderá escolher desde S-Radical (soft) até XXXH (extra hard). Um dos tours recomendados é o do passeio triplo, que consiste em sair voando de helicóptero por dentro de um vale estreito, fazendo curvas de assustar defunto, até pousar no cascalho seco na beira de um rio. De lá, veste-se o traje apropriado para descer as corredeiras do dito cujo em balsas infláveis. Após uma congelante guerra de água gelada entre as balsas, o encharcado turista, despenca por diversas cachoeiras, como se estivesse treinando para um rodeio. Ao deparar-se com um rio sem saída, o turista nota que a única saída é por um túnel na rocha, com mais de 170 metros de comprimento, e em declive. Ao ver a luz no fim do túnel, o turista nem imagina que irá ser projetado como uma bala para fora, por cima de uma cachoeira, com a balsa repousando tranquila, em margens plácidas. Tudo estilo Indiana Jones. Mas ainda tem mais...Após vestir roupas secas, o enxuto aventureiro, sai a 100 km por hora em uma lancha especialmente construída para andar em rios com 2 palmos d'água, fazendo curvas em alta velocidade, e passando a uns milímetros das gargantas apertadas do desfiladeiro. Como se isso não bastasse, o hábil piloto desvia de pedras e bancos de areia que surgem de repente, na frente da embarcação, com a consequência de provocar olhos esbugalhados nos eletrificados turistas. A aventura acaba com a lancha efetuando um giro de 360 graus no seu próprio eixo, tirando urros dos descabelados turistas. Já em terra firme, um espetacular churrasco de salsicha no pão é oferecido como cortesia, para acalmar seu coração.
Curiosidade: Durante o passeio acima, várias fotos são tiradas de sua emocionante aventura, e são opcionais de comprar. Mas o grande detalhe, é que elas são enviadas da montanha para a cidade através de pombos- correios que levam os cartões de memória em compartimentos na perna. Os pombos fazem o longo trajeto em apenas 5 minutos, muito mais rápido do que enviar todas as fotos pela internet. Essa operação é 99% segura e garantida, e o fotogênico turista ao chegar na cidade, encontrará suas fotos já impressas em papel ou em camisetas. Tecnologia 100% Kiwi.
Bom, nós não fizemos este passeio acima descrito. Mas achei tão emocionante que resolvi publicar, rsrsrs. 
Ficamos no hotel Millennium, uma cadeia de hotéis que se encontra em quase todas as cidades. Confortável, um ótimo café da manhã. 



À tarde andamos por mais de 3 horas. Fizemos compras para o nosso jantar no supermercado mediterrâneo, onde aproveitamos para almoc1ar, e subimos de gôndola até uma montanha próxima. A vista é estonteante, maravilhosa. Tomamos uma pale ale, que é uma cerveja mais amarga, muito boa. Descemos até o centro da cidade, andamos pelas avenidas, encontramos muitas pessoas bebendo. Fizemos reserva num restaurante para o dia seguinte, pois tudo está lotado. À noite ficamos no hotel, jantamos o pão e os embutidos que compramos e tomamos um prosecco local. Dormimos antes da meia noite, estávamos um bocado cansados. Virada do ano para nós será amanhã, às 3 horas da tarde, meia noite no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário